Educação

Dia Mundial da Alimentação nas Escolas de Lisboa

16, Outubro 2017
A vereadora da educação Catarina Albergaria esteve com o chef Fábio Bernadino a promover o Dia da Alimentação Saudável, no dia 16 de outubro, na Escola Básica do Bairro da Madre de Deus. Como no mesmo dia se assinala o dia mundial do Pão, o alimento base da humanidade dos últimos cinco mil anos acabou por ser a estrela da refeição.
  • Dia Mundial da Alimentação nas Escolas de Lisboa
    Dia Mundial da Alimentação nas Escolas de Lisboa

Numa dinâmica preparada no pátio da EB  da Madre de Deus, professores, pais, auxiliares e crianças, assistiram ao lado de Catarina Albergaria, que ajudou na confecção do prato, à preparação de uma refeição saudável onde o reaproveitamento do pão serviu de base às sugestões do chef. 

Depois da demonstração foi a vez das crianças colocarem a mão na massa e contactarem com os alimentos. Antes da prova a mascote VEGI e todas as crianças tiveram ainda direito a uma aula de ginástica no recreio antes de se deliciarem com o almoço.

Durante a tarde, na Escola Básica Maria Barroso, as crianças foram convidadas a participar na elaboração do seu próprio lanche saudável. Enquanto o chef Fábio Bernadino explicava como se criava a iguaria de iogurte, aveia e fruta, os meninos repetiam todos os passos com a maior atenção e no final deliciaram-se ao provar os seus feitos. 

As crianças aprenderam que, para além da importância em manter uma alimentação saudável, o exercício físico era essencial e por isso, neste dia de muita alegria e diversão, mais uma vez com a presença da vereadora da Educação e da mascote VEGI, houve espaço para todos dançarem, uma forma divertida de praticarem desporto.

As escolas de Lisboa, sob gestão da CML, juntaram-se a esta iniciativa e foi servida às suas crianças um pequeno almoço com pão com pouco sal e queijo, um almoço com sopa de couve lombarda e puré de abóbora, prato de filete de bacalhau estufado com tomate e salada de couve roxa com grão cenoura e alface e ao lanche um pãozinho de mistura com pouco teor de sal e fiambre.

No dia seguinte, 17 de outubro, foi a vez de pais e educadores, participarem num workshop na Escola Básica Maria Barroso. O chef Fábio Bernadino preparou uma refeição de ceviche de salmão, esmagada de batata com abóbora e bife de atum e uma sobremesa de pera rocha com pistácio.

Tudo sempre muito saudável para a aquisição de hábitos alimentares corretos desde tenra idade. 

Array
Mais notícias sobre:
Educação