Alvalade, Educação

Dia Mundial da Alimentação no Mercado de Alvalade

16, Outubro 2018
Feira de Alimentação Saudável, debate e visitas com as crianças ao mercado, integram as comemorações do Dia Mundial da Alimentação.
  • Dia Mundial da Alimentação no Mercado de Alvalade
    Dia Mundial da Alimentação no Mercado de Alvalade

O Mercado de Alvalade Norte, dia 16 de outubro, foi o sítio escolhido pela Câmara de Lisboa, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. O evento abriu com o lançamento de um vídeo promocional sobre o início do ano letivo e refeições escolares. Seguiu-se um debate sobre a temática “Comer Saudável, Crescer Saudável” que contou com a presença de Sofia Mendes de Sousa, diretora adjunta do Programa Nacional para a Alimentação Saudável, da Direção Geral de Saúde; Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo; Helena Real, secretária geral da Associação Portuguesa de Nutricionistas; Ricardo Moreira do gabinete do vereador Manuel Grilo, com o pelouro da Educação e Direitos Sociais com a moderação da jornalista Marlene Carriço.

O vereador Manuel Grilo esteve presente na cerimónia e explicou a “enorme mudança que houve na alimentação da cidade de Lisboa porque ouvimos as crianças”. Hoje todas as crianças das escolas do 1º ciclo e dos Jardins de Infância, salvo por necessidade temporária, comem a sua refeição tal como em casa, em pratos e talheres comuns. Com isto a autarquia acabou também com o desperdício anual de 50 toneladas de plástico descartável terminando a utilização do catering a quente servido em cuvete. “Neste ano letivo, todas as crianças das escolas públicas de Lisboa passaram a comer em sistema de confeção local. Mesmo nos locais onde não existe cozinha, a comida é transportada da escola mais próxima para garantir que a refeição foi confecionada no dia, por pessoas que conhecem as crianças”, referiu o vereador, acrescentando ainda que a autarquia irá implementar um plano municipal para a qualidade nas refeições escolares para melhor alimentar as crianças das 93 escolas e jardins de infância de Lisboa.

Nessa mesma manhã dezenas de crianças do 1º ciclo das escolas de Lisboa, tiveram a oportunidade de visitar e perceber como funciona o mercado, com a iniciativa “Vamos todos ao mercado”. Uma manhã bem passada onde houve tempo para aprender a interpretar a pirâmide dos alimentos e a relacionar a alimentação com saúde, para percorrer as bancas e as lojas conhecendo a variedade de alimentos que ali se vendem e tempo ainda para brincar aos vendedores e aos clientes numa réplica do mercado criada especialmente para as crianças.

No final, os presentes, foram convidados a visitar a pequena Feira de Alimentação Saudável e assistir à confeção de alguns pratos elaborados pela equipa da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa com o apoio de parceiros como: AIPL - Associação dos Industriais de Panificação de Lisboa, DocaPesca, CEPAAL - Azeite do Alentejo, Associação Portuguesa dos Dietistas e EPAL.

Mais notícias sobre:
Alvalade, Educação