Desporto, Intervenção social, Mobilidade

Dia Sem Elevadores

26, Abril 2017
O desafio é utilizar as escadas e usufruir dos benefícios que este simples ato tem para a saúde, e ao início da tarde cerca de 90 por cento dos trabalhadores do edifício municipal da Rua Alexandre Herculano tinham aderido. Jorge Máximo e João Afonso, vereadores do Desporto e dos Direitos Sociais, deram o exemplo.

26 de abril de 2017 – Dia Sem Elevadores. Lisboa aderiu, um pouco por toda a Europa o desafio de se dar primazia à escada e valorizar a saúde e o bem-estar foi levado a cabo, por cá cerca de 90 por cento dos trabalhadores do edifício municipal da Rua Alexandre Herculano também deixou fechadas as portas dos elevadores. Para dar o exemplo, os vereadores do Desporto e dos Direitos Sociais estiveram na linha da frente e subiram os sete andares do prédio, acompanhados por técnicos do município. 

Vestidos a rigor com t-shirts alusivas à candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto começaram a tarefa de mobilização às oito da amanhã, com êxito assinalável. As portas dos elevadores não foram trancadas mas estavam assinaladas com uma fita, no balcão da receção havia folhetos a indicar os benefícios de se optar por subir e descer escadas. E os trabalhadores mais empenhados ganhavam um voucher para experimentarem actividades no pavilhão do casal Vistoso. 

Para o ano há mais, mas a ideia é que a opção pelas escadas não seja apenas neste dia, antes se transforme num hábito do quotidiano. No emprego e em casa. 

A iniciativa é promovida pela associada à Move Week, organização europeia de que Lisboa é aderente desde 2014, e pretende que em 2020 existam mais de 100 milhões de europeus fisicamente ativos.

Gastos energéticos a subir escadas (aplicado ao edifício municipal da Rua Alexandre Herculano)

Subir do piso 0 ao 3.º andar (66 degraus) – 11,22 Kcal

Subir do piso 0 ao 6.º andar (126 degraus) – 21,42 Kcal

Descer do 3.º andar ao piso 0 (66 degraus) – 3,15 Kcal

Descer do 6.º andar ao piso 0 (126 degraus) – 6,15 Kcal

Subir e descer 3 vezes por dia, ao 3.º andar, durante os dias úteis cerca de 215 Kcal

Subir e descer 3 vezes por dia, ao 6.º andar, durante os dias úteis cerca de 413 Kcal

Durante os 22 dias úteis do mês, perdemos para cada um dos casos, 123 g/mês e 236 g/mês

Durante os 264 dias úteis do ano, perdemos para cada um dos casos 1.478 g/ano e 2.836 g/ano

Razões para subir e descer escadas 

Tonifica as pernas e as nádegas

Aumenta o fluxo sanguíneo

Queima as calorias

Reduz a gordura abdominal

Faz perder peso

Reduz a dor nas articulações

Torna-nos mais enérgicos.

Benefícios de subir e descer degraus das escadas

Quando caminhamos perdemos cerca de 5,5 kcal/min

Subir um degrau queima em média 0,17 kcal e descer cerca de 0,05 kcal

Se subirmos mais de 20 degraus queimamos em média 3,4 kcal, e se descermos 20 degraus queimamos cerca de 1 kcal

Subir escadas durante 15 minutos é semelhante a correr 30 minutos por dia.