Comercio, Município

E os melhores restaurantes de Lisboa em 2016 são...

09, Fevereiro 2017
Já são conhecidos os melhores restaurantes de 2016, premiados do Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico. Após 8 meses de visitas e avaliações, foram hoje entregues nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, os troféus de 1, 2 e 3 Garfos.

A sessão, com casa cheia, teve como anfitrião Fernando Medina, e contou também com os responsáveis da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e ATL - Turismo de Lisboa, parceiros da CML nesta iniciativa a quem Medina começou por agradecer.

Dirigindo-se aos restaurantes presentes o presidente da CML agradeceu o contributo destes "para o crescimento da economia da cidade mas acima de tudo para o reforço da sua identidade".

Fernando Medina lembrou, uma vez mais, a importância da gastronomia na capital que nos últimos dez anos registou um aumento de mais de 200 milhões de euros.

O autarca voltou a falar dos números do crescimento do turismo em Lisboa que, segundo os dados do primeiro estudo de impacto sobre a economia da cidade, representa atualmente um volume de negócios quatro vezes maior que todo o setor nacional do calçado e cinco vezes o da cortiça, contribuindo para uma receita anual de seis mil milhões de euros de atividade direta e indireta.

Depois dos discursos, tempo para conhecer os vencedores e foram 125 os restaurantes premiados, avaliados pela sua cozinha, pelo serviço, pelo ambiente e pela relação qualidade/preço, num total de cerca de 700 provas anónimas, realizadas entre Maio e Dezembro de 2016.

Na categoria de 1 Garfo, número de premiados, pela primeira vez, estabilizou: por comparação à edição de 2015, foi galardoados menos um restaurante (126 premiados em 2015), mas os número de vencedores com 2 Garfos e 3 Garfos cresceu. 

Foram 84 os restaurantes que obtiveram o prémio de “1 Garfo”, 31 restaurantes alcançaram o prémio de “2 Garfos” e 10 restaurantes alcançaram o galardão máximo de “3 Garfos”. E esta foi a grande novidade na atribuição dos prémios de 2016, com mais três restaurantes a obter o prémio máximo do Concurso: Alma, Loco e Panorama, do Hotel Sheraton, para além dos “repetentes”, A Travessa, Belcanto, Eleven, Feitoria, O Nobre, Restaurante Lapa e Varanda.

Outra das novidades deste ano foi o lançamento do Guia Gastronómico de Lisboa em aplicação para IOS e Android, com todos os restaurantes premiados do Concurso. 

E, agora que são conhecidos os premiados da edição de 2016, vão começar as ações de promoção para os vencedores através das iniciativas “Lisboa à Prova com…” associado às áreas do cinema, arte contemporânea, artes plásticas e cultura, este ano também em colaboração com a “Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura de 2017”, para além da “Mostra dos Premiados”.

 

Sobre o "Lisboa à Prova"

O «Lisboa à Prova» é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa e AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Sendo dirigido aos estabelecimentos de restauração da cidade de Lisboa, tem por objetivos: valorizar o setor da restauração, promover a Gastronomia lisboeta enquanto fator de atração turística da Cidade e estimular o setor da restauração para um constante aumento da qualidade dos serviços prestados.

 

Conheça todos os premiados

Array
Mais notícias sobre:
Comercio, Município