Desporto

Elite do râguebi disputa campeonato europeu em Lisboa

04, Março 2016

A elite do râguebi júnior vai estar em Lisboa, de 18 a 26 de março, para o primeiro campeonato europeu de râguebi sub 18 realizado em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Esta é a segunda prova internacional da modalidade que Lisboa recebe. Em 2015, a capital acolheu a  7ª edição do “Portugal Rugby Youth Festival”,  considerado o “melhor torneio europeu juvenil e um dos melhores do mundo”.

A apresentação da prova decorreu dia 3 de março no Salão Nobre da autarquia, com a presença do vereador do Desporto Jorge Máximo, de representantes da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Move Sports, além do selecionador e dos dois capitães da equipa nacional.

Durante oito dias, cerca de 400 jogadores de 16 equipas (França, Geórgia, Rússia, Bélgica, Alemanha, Roménia, Espanha e Portugal) vão tentar “deixar a camisola num lugar melhor”, como disse Rui Carvoeira, selecionador nacional, que salientou o facto de, pela primeira vez, a seleção nacional ter conseguido a manutenção no grupo de elite.

Ao mesmo tempo, disputa-se o Troféu Europeu sub-18, uma segunda prova - disputada pela Polónia, Holanda, Ucrânia, Lituânia, República Checa, Suíça, Luxemburgo e Letónia - que irá apurar a equipa que se vai juntar à elite europeia.

Além do impacto económico para a cidade, como sublinhou Jorge Máximo, o torneio será também um meio de divulgação e afirmação da imagem da cidade, junto dos estudantes internacionais, como uma Cidade Erasmus.

Lisboa, reiterou, "quer ser Capital Europeia do Desporto em 2021". Para tal tem incentivado e apoiado a prática de todas as modalidades, incluindo de desporto adaptado, porque “Lisboa não é só futebol”.

Os jogos serão disputados no Estádio Universitário de Lisboa – que recebe também a final dia 26 de março – na Tapada da Ajuda (Agronomia), nas Olaias (CR Técnico) e no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

Array
Mais notícias sobre:
Desporto