Ambiente

Em janeiro Lisboa é Capital Verde Europeia 2020

29, Novembro 2019
A programação oficial de Lisboa Capital Verde Europeia 2020 foi hoje apresentada. A partir de 10 de janeiro estão previstos encontros, exposições, seminários e conferências. Já no dia 12 serão plantadas 20 mil árvores, em 4 locais: Rio Seco, Vale da Ameixoeira, Vale da Montanha e Monsanto.
  • Apresentação da programação oficial de Lisboa Capital Verde Europeia 2020
    Apresentação da programação oficial de Lisboa Capital Verde Europeia 2020
  • Sá Fernandes na apresentação da programação oficial de Lisboa Capital Verde Europeia 2020
    Sá Fernandes na apresentação da programação oficial de Lisboa Capital Verde Europeia 2020
  • Fernando Medina na apresentação da programação oficial de Lisboa Capital Verde Europeia 2020
    Fernando Medina na apresentação da programação oficial de Lisboa Capital Verde Europeia 2020

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e o vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, José Sá Fernandes, deram a conhecer o programa Capital Verde Europeia 2020 e a Ação Climática 2030 – Compromisso de Lisboa para o Ambiente, Clima e Energia.

Vamos apelar à participação de todos, mesmo dos indiferentes. "Queremos informar muito", mas também debater, sublinhou Sá Fernandes durante a apresentação.

“O centro da Capital Verde é o nosso trabalho coletivo enquanto cidade”, afirmou Fernando Medina. O próximo ano, “vai ser um espaço para mobilizar todos, com tudo o que a câmara pode contribuir, para fazer crescer os projetos sustentáveis, dos maiores aos mais pequenos, e concretizar os compromissos da cidade para 2030”.

É a primeira vez que uma cidade do sul da Europa é distinguida, pela iniciativa European Green Capital Award da Comissão Europeia. Até 2019, a distinção coube sobretudo a cidades do norte da europa.

Lisboa foi agora escolhida devido ao notório progresso rumo à sustentabilidade já atingido e às ambiciosas metas definidas para o futuro nas cinco áreas chave: Energia, Água, Mobilidade, Resíduos e Infraestrutura Verde e Biodiversidade.

20 mil árvores plantadas num só dia

O terceiro dia começa com a maior plantação de sempre de árvores na cidade, cerca de 20 mil, distribuídas pelo Parque Urbano do Rio Seco (4 mil), Parque do Vale da Ameixoeira (6 mil), Parque do Vale da Montanha (9 mil), e cerca de mil no Corredor Verde do Monsanto.

Mais informação