Higiene urbana, Misericordia, Município

Em Santa Catarina já não há sacos de plástico com lixo na rua

21, Março 2019
O novo sistema de recolha entrou em funcionamento, no terreno andam agora equipas de sensibilização e os moradores aderem.

No bairro de Santa Catarina e na zona do Bairro Alto onde ainda não funcionava o novo sistema de recolha de lixo para os bairros históricos, destinado a terminar com a deposição de sacos na rua e a melhorar a limpeza, já estão instalados os contentores comunitários. A recolha do lixo indiferenciado é agora feita duas vezes por dia e os moradores estão a aderir.

Porque há ainda arestas a limar e é preciso esclarecer mais os moradores, no terreno andam há vários dias equipas de sensibilização compostas por técnicos municipais. Palmilham cada rua do extenso bairro, cada travessa, cada beco e cada recanto, deixam folhetos nas caixas do correio e conversam com os moradores. Nos cafés e nos espaços comerciais ficam por vezes mais tempo, chegam mesmo a realizar pequenas sessões colectivas de esclarecimento.

Foi o que aconteceu num deles, onde as técnicas municipais foram inicialmente recebidas entre reclamações e críticas. O diálogo, o esclarecimento e o compromisso na procura de uma solução para os motivos de queixa, particularmente a colocação de contentores para resíduos recicláveis mais perto do estabelecimento, fez terminar a visita entre sorrisos, um obrigado e o compromisso com o nosso sistema. Que, de resto, Vitor e Ana Paula, donos do café, já tinham assumido, pois, dizem, “é melhor porque deixamos de ter o lixo na rua”. 

Quem também aplaude é Mariza Azevedo, uma gestora de alojamento local que solicita mais folhetos para deixar nas diversas casas de que se ocupa. “Procuramos sempre informar os turistas, que geralmente até fazem a separação nos alojamentos”, esclarece.

“Isto está a correr bem, diz por seu turno Sofia Albuquerque, uma das técnicas municipais responsáveis pelas equipas de rua. “As pessoas compreendem e se há algum problema procuramos resolver”, adianta enquanto no mapa se procura orientar para que nenhum prédio fique sem visita. 

Melhor limpeza

O novo sistema, que passa pela colocação de contentores de lixo em locais estrategicamente definidos, pretende acabar com a deposição de sacos na rua para posterior recolha pelos serviços camarários, como até agora era feito nos bairros históricos, dadas as suas características. 

Está implementado com assinalável êxito na Bica e em parte do Bairro Alto, recentemente começou a funcionar em Alfama e será alargado a todos os bairros históricos da cidade. Faz parte das dez medidas recentemente anunciadas pela autarquia para melhorar a limpeza em Lisboa