Cultura e Lazer

Encontro ibérico de modelismo ferroviário no pavilhão do Casal Vistoso

27, Abril 2019
Até domingo, pode ser vista uma maqueta com cerca de 160 metros lineares.

O Pavilhão do Casal Vistoso recebe durante três dias uma exposição de modelismo ferroviário, com várias maquetas concebidas por modelistas de Portugal, Espanha e França. Trata-se do Encontro Primavera do Club Ibérico de Módulos HO ( CIMH0), que conta com o apoio da Câmara Municipal e termina este domingo, 28.

Parecem brinquedos mas não são, os pequenos comboios circulam por uma “pista” com cerca de 160 metros lineares instalada no pavilhão e fazem as delícias de miúdos e graúdos. Correm entre vales e montanhas, passam por pontes e túneis, param nas estações e até carregam e descarregam cereais.

A “pista” é composta por cerca de centena e meia de módulos com representações diversas, algumas fictícias e outras reais. Ali podemos ver por exemplo representadas, à escala de 1:87 (H0), a linha do Oeste ou estações como a de Óbidos, do Bouro (já demolida), de Salir do Porto ou de Orduña.

Há mesmo placards informativos em algumas estações, ali a eletrónica e o digital são fundamentais para que, como nas ligações reais, as composições circulem sem percalços.

Cada módulo tem 96 centímetros e todos vêm preparados para a ligação conjunta. Representam trabalho minucioso de muitas horas, meses ou, mesmo, anos.

O CIMH0

É um clube informal de modelistas ferroviários, que agrega modelistas da Península Ibérica e até já de França.

Como forma de difundir esta área específica do mundo do modelismo, este clube organiza 2 exposições por ano denominadas encontros da Primavera e de Outono.

O último encontro do CIMH0 em Portugal decorreu na cidade ferroviária do Entroncamento, em 2017.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer