Ambiente, Santa Maria Maior

Energy Observer - o barco futurista movido a hidrogénio

22, Setembro 2018
Está em Lisboa o primeiro barco movido a hidrogénio, autónomo em energia sem emissão de gases com efeito de estufa, nem partículas finas.
  • Barco Energy Observer
    Barco Energy Observer

Para conhecer o barco e tecnologia envolvida, bem como falar com os cientistas e visionários que a tornaram realidade, está aberta ao público uma exposição na Doca da Marinha, frente ao Campo das Cebolas, até 30 de setembro, todos os dias entre as 10h e as 20h. A exposição conta com uma experiência de realidade virtual que permitirá a todos estar “a bordo” da Odisseia para o Futuro.

O Energy Observer é o primeiro barco movido a hidrogénio, autónomo em energia sem emissão de gases com efeito de estufa, nem partículas finas. Este barco do futuro com propulsão elétrica, opera através de uma combinação de energias renováveis e um sistema de produção de hidrogénio descarbonizado a partir da água do mar. Este desafio tecnológico e científico, visa testar em condições extremas tecnologias de ponta que passam pelas soluções energéticas de amanhã, aplicáveis em ambientes quotidianos.

A inauguração da exposição, no dia 21 de setembro, contou com a presença do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, do vereador José Sá Fernandes, e do embaixador de França, Jean-Michel Casa, que tiveram oportunidade de viver um pequeno passeio a bordo, nas águas do Tejo.

Na ocasião, o responsável governamental considerou ser este barco "uma inspiração" para Portugal - "um país exemplar, sendo o terceiro da União Europeia com maior incorporação de energias renováveis no consumo" e que se prepara para instalar um parque de energia eólica em pleno mar, ao largo de Viana do Castelo.

O vereador José Sá Fernandes, por seu lado, lembrou que Lisboa será a Capital Verde da Europa em 2020, distinção pelo "reconhecimento das suas boas práticas". O autarca anunciou que Lisboa vai ser a primeira cidade a dispor de uma central fotovoltaica para carregar diretamente os autocarros e eléctricos do sistema de transportes públicos.

O Energy Observer começou uma viagem à volta do mundo de seis anos (2017-2022), a Odisseia para o Futuro, passando por 50 países, com 101 escalas, para sensibilizar a opinião pública acerca dos principais temas da transição ecológica, incluindo as energias renováveis, a biodiversidade, a mobilidade e a economia circular, durante as suas escalas com a sua exposição itinerante, nas redes sociais e através de um conjunto de conteúdos. Esta volta ao mundo é liderada por Victorien Erussard, fundador e skipper, e Jerôme Delafosse, líder da expedição e realizador de documentários.

A expedição do Energy Observer, é apoiada pelo Presidente da República francês Emmanuel Macron, que saúda a iniciativa do projeto, recordando o esforço necessário de todos na luta contra as alterações climáticas.

A Câmara de Lisboa é o parceiro local da iniciativa, co-organizando a exposição Energy Observer Village, inserida na Semana Europeia da Mobilidade e enquadrada no programa de sensibilização ambiental da cidade.

Mais notícias sobre:
Ambiente, Santa Maria Maior