Educação

“Era uma vez um cravo…” contos no jardim

23, Abril 2018
  • “Era uma vez…” contos no jardim
    “Era uma vez…” contos no jardim

“Era uma vez um cravo, nascido no mês de abril”. Começa assim a história contada às crianças por Ricardo Robles, vereador da Educação, durante a iniciativa “Era Uma Vez….” Contos no jardim”, que decorreu na tarde do dia 23 de abril, no parque do vale do silêncio. A presidente da Junta de Freguesia dos Olivais, Rute Lima também participou na iniciativa.

Ricardo Robles escolheu este conto para explicar às crianças a importância do 25 de Abril, data que deu início a um país de livre expressão e liberdade: “Era uma vez um cravo, nascido o mês de abril, sendo cravo de Abril voou de praça em praça até ao 1.º de Maio, nascido no mês mais puro com pétalas de esperança e perfume de futuro”.
 
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, 23 de Abril, e no seguimento do trabalho de promoção das literacias que tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal com os alunos das escolas do 1.º ciclo através das Bibliotecas Escolares, cerca de 850 alunos das escolas da freguesia dos Olivais ouviram histórias contadas pelo vereador e pela presidente da Junta de Freguesia local, sob o olhar atento de mascotes como o Cravo, a Boneca Maria ou Luís de Camões.
 
Depois dos alunos de cada uma das escolas presentes contarem um conto, a festa terminou com o Hino do Era uma Vez, na voz da Madalena Correia acompanhada por todas as crianças presentes, seguindo-se a visita à exposição dos trabalhos realizados pelas escolas sob o tema do livro e da leitura.

A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, instrumentos fundamentais no processo educativo das crianças e alunos desde cedo.

Mais notícias sobre:
Educação