Cultura e Lazer, Misericordia, Município

Espaço Václav Havel homenageia figura maior da liberdade e democracia

22, Junho 2017
Um local simples, e que quase passa despercebido, com duas cadeiras e uma mesa de permeio, “para conversar e discutir”. O Espaço Václac Havel, foi hoje inaugurado no Jardim do Príncipe Real.
  • Inauguração do Espaço Václac Havel no Jardim do Príncipe Real
    Inauguração do Espaço Václac Havel no Jardim do Príncipe Real
  • Karel Kázecký e Catarina Vaz Pinto
    Karel Kázecký e Catarina Vaz Pinto
  • Karel Kázecký e Stanislav Kázecký
    Karel Kázecký e Stanislav Kázecký
  • Inauguração do Espaço Václac Havel no Jardim do Príncipe Real
    Inauguração do Espaço Václac Havel no Jardim do Príncipe Real
  • Carla Madeira, Catarina Vaz Pinto, Stanislav Kázecký e Karel Kázecký
    Carla Madeira, Catarina Vaz Pinto, Stanislav Kázecký e Karel Kázecký

O Espaço Václac Havel, hoje inaugurado no Jardim do Príncipe Real, é, para Catarina Vaz Pinto, um espaço simples, de “troca de ideias”, à semelhança do homenageado, que “privilegiava, acima de tudo, a discussão e a busca da verdade".

O espaço, simboliza a homenagem de Lisboa ao escritor, intelectual e dramaturgo, firme defensor da resistência não-violenta, e um ícone da Revolução de Veludo, em 1989, na ex-Checoslováquia.

Câmara de Lisboa, e Junta de Freguesia da Misericórdia, em colaboração com a Embaixada da República Checa, associam-se assim à homenagem ao último Presidente da Checoslováquia, e primeiro Presidente da República Checa. Oxford, Veneza, Dublin, são outras cidades europeias que acolhem espaços idênticos.

Lisboa, enfatizou Catarina Vaz Pinto, está “do lado da abertura, da liberdade, da tolerância”, e por isso, “faz todo o sentido para nós homenagear essa figura maior da liberdade e da democracia”. Jorge Listopad, “a quem esta homenagem também é devida”, e Mário Soares, como “uma figura ímpar da democracia portuguesa”, foram duas figuras recordadas pela vereadora da Cultura, nesta homenagem.

Catarina Vaz Pinto, acompanhada de Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia , Stanislav Kázecký, embaixador da República Checa, e Karel Kázecký, amigo pessoal de Václac Havel, e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, estiveram presentes na cerimónia. Para o o embaixador, Václac Havel foi "uma das pessoas mais inspiradoras para o mundo de hoje".

Václac Havel, (1936-2011), foi homenageado em Portugal, em 1990, pelo Presidente da República Mário Soares, com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade.