Ambiente, Município

Especialistas debateram pegada alimentar urbana

12, Janeiro 2018
De onde vêm e para onde vão os alimentos consumidos nas cidades foi o mote para o primeiro seminário do ciclo que agora começa no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), em torno do tema “Planeamento Alimentar Urbano”.

Henrique Cabral, professor da Faculdade de Ciências, Samuel Niza, professor do Instituto Superior Técnico e Eduardo Nascimento, técnico da Câmara Municipal de Lisboa, foram os oradores no primeiro seminário promovido no âmbito do ciclo “Planeamento Alimentar Urbano”, que decorreu em 11 de janeiro no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL). "Pegada alimentar urbana: de onde vêm e para onde vão os alimentos consumidos nas cidades?”, foi o tema para desta sessão. 

O desperdício alimentar em meio urbano, o pescado e a sustentabilidade foram alguns dos temas desenvolvidos pelos oradores, perante uma plateia que enchia por completo a sala do CIUL, pequena para acolher tantos interessados num tema cada vez mais premente para a sociedade, particularmente no que concerne ao meio urbano. E foi também a pensar na vida das cidades que o tema mercados municipais esteve em cima da mesa, espaços que a autarquia tem vindo a promover e a revitalizar, em contraponto às grandes superfícies comerciais. 

O ciclo de seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano”, organizado em parceria pelo Colégio F3 e pelo CIUL, reúne especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade numa abordagem holística ao tema, procurando gerar gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

Calendário dos próximos debates:

8 FEV | Expansão das áreas urbanas e regressão das áreas agrícolas: O caso da Área Metropolitana de Lisboa – João Teixeira (CCDR-LVT), Leonel Fadigas (FA-ULisboa) e Rosário Oliveira (ICS-ULisboa).

8 MAR | Perspetivar o futuro da alimentação nas áreas urbanas num mundo em mudança – Isabel Ramos (IST-ULisboa), Jorge Gaspar (CEG-IGOT/ULisboa) e Paulo Morgado (IGOT-ULisboa).

12 ABR | Os circuitos curtos agroalimentares, o direito à alimentação e as redes cidadãs – Isabel Rodrigo (ISA-ULisboa), Maria João Estorninho (FD-ULisboa) e Maria José Ilhéu (RRN).

10 MAI | O clima do meu bairro: lições do passado para o consumo sustentável de alimentos no futuro – António Lopes (IGOT-ULisboa), Paulo Pais (CML) e Teresa Nunes (FL-ULisboa).

14 JUN | A influência da ética e da justiça alimentar na cidade – Jorge Cancela (FA-ULisboa), Miguel Brito (CML) e Rute Saraiva (FD-ULisboa).

A entrada é livre mas condicionada à limitação da sala, pelo que carece de inscrição prévia para ciul@cm-lisboa.pt

Array
Mais notícias sobre:
Ambiente, Município