Estátua de Dom José I "regressa" em agosto

Maio 28, 2013
Array

A Estátua Equestre de Dom José I vai voltar a ver Lisboa e o Rio Tejo, em agosto. José Blanco, presidente da World Monuments Fund – Portugal (WMF), avançou esta data, na conferencia de imprensa realizada dia 23 de maio, em que foram dados a conhecer os detalhes da intervenção, de limpeza e conservação, na estátua do Terreiro do Paço.

A estátua, do escultor Machado de Castro, inaugurada em 1775, e a praça envolvente são, na opinião deste responsável, “as mais importantes de Portugal”, justificando a “intervenção cuidada em curso”, hoje dada a conhecer, na presença de Simonetta Luz Afonso, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura.

Responsável pela recuperação de diversos monumentos de Lisboa como o Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Igreja Nossa Senhora da Encarnação, Igreja de São Nicolau, entre outros, a WMF atribuiu especial importância ao estudo histórico prévio, como referiu Delgado Rodrigues, durante a descrição das área de intervenção e dos problemas encontrados.

A curiosidade sobre a cor da “nova” estátua, foi satisfeita por este responsável técnico, considerando que “uma intervenção tem de saber lidar com as cores da história e as texturas da idade”, e “passivar as áreas alteradas de forma a retardar o avanço da degradação”. A cor, disse, será “entre o esverdeado, acastanhado e avermelhado”.

Será, em todo o caso, considerou Catarina Vaz Pinto, um “contributo para a requalificação da praça”, a maior da Europa com 36 000 metros quadrados.

Para reduzir o impacto visual dos trabalhos, o extenso painel que cerca a obra apresenta ilustrações que contam a história da praça e da estátua. Lisboetas e turistas podem assim ficar a conhecer o seu enquadramento histórico, desde o Terramoto de 1 de novembro de 1755, à sua inauguração a 6 de junho de 1775, data do aniversário do rei Dom José I.






Últimas notícias

Set 02, 2015

Walls: exposição de pintura no Campo Grande

Walls é uma mostra fotográfica de Vicente Gonçalves e Armando Castro, patente até 14 de setembro no... saber mais...

Set 01, 2015

Delegação de Benim visita Lisboa

Uma delegação de Benim que se encontra em Portugal para participar no Festival de Santarém,... saber mais...