Estátua de Dom José I "regressa" em agosto

Maio 28, 2013
Array

A Estátua Equestre de Dom José I vai voltar a ver Lisboa e o Rio Tejo, em agosto. José Blanco, presidente da World Monuments Fund – Portugal (WMF), avançou esta data, na conferencia de imprensa realizada dia 23 de maio, em que foram dados a conhecer os detalhes da intervenção, de limpeza e conservação, na estátua do Terreiro do Paço.

A estátua, do escultor Machado de Castro, inaugurada em 1775, e a praça envolvente são, na opinião deste responsável, “as mais importantes de Portugal”, justificando a “intervenção cuidada em curso”, hoje dada a conhecer, na presença de Simonetta Luz Afonso, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura.

Responsável pela recuperação de diversos monumentos de Lisboa como o Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Igreja Nossa Senhora da Encarnação, Igreja de São Nicolau, entre outros, a WMF atribuiu especial importância ao estudo histórico prévio, como referiu Delgado Rodrigues, durante a descrição das área de intervenção e dos problemas encontrados.

A curiosidade sobre a cor da “nova” estátua, foi satisfeita por este responsável técnico, considerando que “uma intervenção tem de saber lidar com as cores da história e as texturas da idade”, e “passivar as áreas alteradas de forma a retardar o avanço da degradação”. A cor, disse, será “entre o esverdeado, acastanhado e avermelhado”.

Será, em todo o caso, considerou Catarina Vaz Pinto, um “contributo para a requalificação da praça”, a maior da Europa com 36 000 metros quadrados.

Para reduzir o impacto visual dos trabalhos, o extenso painel que cerca a obra apresenta ilustrações que contam a história da praça e da estátua. Lisboetas e turistas podem assim ficar a conhecer o seu enquadramento histórico, desde o Terramoto de 1 de novembro de 1755, à sua inauguração a 6 de junho de 1775, data do aniversário do rei Dom José I.






Últimas notícias

Dez 17, 2014

Carlos do Carmo, Personalidade do Ano

Carlos do Carmo foi eleito a Personalidade do Ano 2014 pela Associação de Imprensa Estrangeira... saber mais...

Dez 16, 2014

Joana Vasconcelos apresenta obra inédita para os 450 anos...

A artista plástica Joana Vasconcelos apresentou, no dia 16 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara... saber mais...