Educação, Investir

Estudantes internacionais recomendam Lisboa

10, Março 2018
95 por cento afirma-o, revela um estudo divulgado pela Uniplaces. Vida social, custo de vida e qualidade da universidade são as principais razões que levam os estudantes a selecionar a cidade.

O número não deixa margem para dúvidas sobre a atração da cidade nos estudantes internacionais, 95 por cento afirma recomendar Lisboa a um amigo ou colega. Os dados foram divulgados pela plataforma online de alojamento Uniplaces e resultam de um estudo efetuado em fevereiro em parceria com a ESN Lisboa - Erasmus Student Network

O inquérito foi aplicado a estudantes internacionais internacionais que em 2017 reservaram casa na capital através da Uniplaces e os resultados revelam diversificadas motivações que levam os estudantes a estudar fora do seu país. À cabeça esta a oportunidade para  experienciar uma nova cultura (63 por cento), segue-se a vontade de viajar e conhecer um novo destino (56 por cento). Realce ainda para a possibilidade de aumentar as oportunidades de emprego (50 por cento). 

Vida social – condições atmosféricas, vida noturna e praias (55 por cento), custo de vida na cidade (50 por cento) e qualidade da universidade e/ou programa de ensino selecionado (45 por cento) são as razões apontadas para a escolha de Lisboa. 

Quanto ao confronto com as expectativas que tinham, foram maioritariamente superadas no que concerne à “História e cultura da cidade” e às “Condições atmosféricas”. Por outro lado a experiência correspondeu ao que esperavam quanto à “Qualidade da universidade”, o “Custo de vida”, a “Vida noturna”, a “Segurança”, os “Transportes” e a “Comida”.

O alojamento, a universidade e a documentação são, ainda, os três temas que mais suscitaram aos estudantes uma maior pesquisa antes de viajarem para Lisboa, revela o estudo. 

‘Desde 2010 que o número de estudantes de mobilidade no nosso país duplicou e, apenas no último ano, 82 por cento dos jovens que arrendaram casa ou quarto através da Uniplaces são estudantes internacionais. Neste sentido, é importante percebermos o que os leva a selecionar Lisboa para estudar, e quais as expectativas que têm em relação à cidade. Só assim conseguimos proporcionar-lhes uma experiência de mobilidade verdadeiramente rica e que se traduz em muito mais do que encontrar alojamento no nosso país’, explicou Inês Amaral, Marketing Manager da Uniplaces em Portugal na apresentação do estudo. 

Fonte: Universia Portugal

Mais notícias sobre:
Educação, Investir