Investir

Eurocities Working Group Homelessness

25, Maio 2016
Decorreu, na sala do Arquivo dos Paços do Concelho, e ao alongo de três dias, uma reunião do Grupo de Trabalho Eurocities sobre pessoas em situação de sem-abrigo.

Na abertura da reunião, João Afonso, vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, deu as boas vindas a todos os participantes, tendo salientado alguns aspetos do trabalho da CML tem desenvolvido na intervenção junto de pessoas em situação de sem-abrigo, nomeadamente o programa Casas Primeiro. 

O modelo Housing First, foi desenvolvido nos Estados Unidos para dar uma resposta rápida e eficaz a situações de sem-abrigo crónico. O princípio é o de retirar o mais rapidamente a pessoa da rua e posteriormente fazer a intervenção multidisciplinar de acordo com as suas necessidades, seja propondo planos de tratamento em casos de psicopatologia, consumos, etc. 

A palavra foi dada aos participantes, tendo sido explicado os planos de intervenção pensados na cidade, os centros de apoio presentes na cidade e as equipas de rua. 

Foi também feita a apresentação do modelo da Casas Primeiro que está a ser implementado na cidade de Lisboa, apresentado por associações como a AEIPS ou Crescer na Maior, que articula várias casas na cidade que terá já acolhido várias dezenas de pessoas em situação de sem abrigo. Os resultados da avaliação do programa tem se mostrado muito positivos tendo-se conseguido evitar recaídas e as pessoas alvo da intervenção mostram elevados níveis de satisfação e de recuperação face a situações de doença mental, consumos e de saúde. 

Para além das comunicações, o programa prevê visitas a algumas das casas onde foram alojadas pessoas saídas da rua, workshops, sessões de discussão e debate e a participação de vários oradores estrangeiros. 

Mais notícias sobre:
Investir