Cultura e Lazer, Município

Eurovisão Lisboa 2018

03, Maio 2018
Destaques e alguma informação sobre esta viagem única em Lisboa. Já estamos todos a bordo!

Está aí o acontecimento do ano, maio é agora mês da música em Lisboa. A grande final é no dia 12, com Sobral e Caetano Veloso a marcarem o encerramento, as semifinais realizam-se em 8 e 10. Pode acompanhar tudo em direto na Eurovision Village, que a partir do dia 4 antecipa a festa na Praça do Comércio, todos os dias entre as 10h00 e as 0h00. E se a notícia já era boa, melhor ainda é que a entrada é livre.  

____________________

EM DESTAQUE

____________________

Dia 8: É hoje a primeira Semifinal  

Começou o festival: Sessão de abertura decorreu no MAAT

Eurovision VillageJá abriu, no Terreiro do Paço também há festival até dia 12 e com entrada livre

Cláudia Pascoal e Isaura: Pisaram pela primeira vez o palco da Eurovisão

Quase tudo pronto no Parque das Nações: Fernando Medina visitou bastidores do festival

Programa Eurovision Village: Já está disponível 

Galeria de fotos: Os ensaios

O que dizem os participantes do Eurovisão: Conferência de imprensa

A nossa canção: Videoclip "O Jardim" 

Festival em 5 minutos: Histórias contadas em episódios por Nuno Galpoim na Antena 1

Os locais do Eurovisão: Venha daí nesta visita guiada 

____________________

O FESTIVAL NA CIDADE

____________________

Praça do Comércio - Eurovision Village

A partir de 4 de maio o Festival está na sala de visitas da capital, pela Eurovision Village vão passar concertos de artistas portugueses, atuações de participantes no Eurovisão e tributos a nomes da música nacional (programa). 

Com entrada livre mas sujeita à limitação do espaço, no Terreiro do Paço é possível assistir às emissões em direto das duas semifinais e da grande final, há street food, espaços de lazer com sombras, stands e uma exposição das anteriores edições. Está aberto das 10h00 às 0h00.    

Parque das Nações - Altice Arena

12 de maio é a data da grande final, com transmissão direta pela RTP. Antes é tempo de escolher os melhores, 8 e 10 realizam-se as semifinais também com transmissão direta. Ordem das atuações

E, claro está, há sempre a possibilidade de assistir quase ao vivo em ambiente único, na Eurovision Village instalada na Praça do Comércio. 

Mas estes não são os únicos espetáculos a acontecer na Altice Arena. Sem transmissão direta, na véspera de cada semifinal e da final realizam-se os Jury Show, momento em que o juri assiste pela primeira vez ao desfile das canções, e nos dias 8, 10 e 12 há espetáculos para as famílias, às 14h00. Pode esclarecer algumas dúvidas nestas informações úteis

Atenção ao trânsito - evite engarrafamentos

É inevitável, um espetáculo destas dimensões tem impacto na circulação rodoviária, particularmente na zona envolvente da Altice Arena. Algumas zonas já estão condicionadas, outros ocorrerão mas próximo das semifinais e da final.

Conheça os principais condicionamentos, a Câmara de Lisboa  apela à compreensão para eventuais transtornos e aconselha a que a circulação naquela zona da cidade seja efetuada preferencialmente em transportes públicos durante aquele período. 

 

____________________

SOBRE O EUROVISÃO LISBOA 2018

____________________

 

Participantes: São 43, incluindo Portugal. Conheça-os e ouça as suas canções, também pode ver um resumo no oficial recap.  

O lema - Al aboard marca o Festival em Lisboa, convidando a comunidade internacional a celebrar a Europa e a música. Ao slogan esão associadas 12 variações gráficas do logotipo principal, que representam a diversidade da vida nos mares e na história de Lisboa como o centro das rotas marítimas mais importantes do mundo.