Cultura e Lazer

Exposição 22 cidades ibero-americanas e Lisboa

12, Outubro 2017
Casa dos Mundos, Rua Nova da Piedade, 66. Para visitar até 21 de dezembro

Inaugurou no dia 12 de outubro na Casa dos Mundos (Rua Nova da Piedade, 66), a exposição “22 Cidades Iberoamericanas e Lisboa: Um Diálogo Urbano-Arquitetónico”, iniciativa que contou com a presença de Alberto Laplaine Guimaräis, secretário-geral  da CML,  Manuela Júdice, coordenadora do gabinete municipal Lisboa Encruzilhada de Mundos, e do autor, José Manuel Fernandes.

Partindo de registos fotográficos pessoais efetuados ao longo de décadas, foram selecionadas imagens de cidades de alguns países de 5 áreas geográficas principais da Iberoamérica: Norte e Meso-América, Caribe, Brasil, Cone Sul e Península Ibérica / Ilhas Atlânticas. As nações ibero-americanas agrupam 23 países. A partir desta referência simbólica foram escolhidas, apresentadas e analisadas 22 cidades visitadas pelo autor, em comparação  com Lisboa (22 + 1 = 23).

O objetivo não é destacar Lisboa mas sim apresentá-la como verdadeira “cidade irmã” dentro do vasto mundo urbano iberoamericano, patenteando-a na complexidade dos seus espaços cosmopolitas e na diversidade das suas formas arquitetónicas.
 
As 22 imagens das cidades iberoamericanas – assim como as 22 de Lisboa com a quais se comparam – são do autor do texto, correspondendo a registos executados ao longo de 30 anos de viagens e estudos, incidindo, numa perspetiva livre e aberta – por vezes interligada – sobre temas de paisagem, de gentes, de arquiteturas e de ambientes. Estas imagens incluem tanto a dimensão estética como a dimensão informativa às quais se acresce um sentido pedagógico, a um tempo formativo e de fruição global.

É o “valor de conjunto” dessas cidades da Iberoamérica que se pretende celebrar e irradiar nesta mostra organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, com a autoria do arquiteto José Manuel Fernandes.

Casa dos Mundos: Rua Nova da Piedade 66
Patente de 13 de Outubro a 21 de Dezembro 2017
Horário: Terça-feira a Sexta-feira – das 14h30 às 19h30    [ Encerra ao Sábado, Domingo e Segunda-feira ]


Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer