Cultura e Lazer, Investir

Exposição “A Mouraria do Sr. Baguinho”

08, Dezembro 2015
Uma escolha seletiva que conta a história da Mouraria pelo olhar e a arte do Sr. Baguinho, um sapateiro-poeta carismático e acarinhado pelas pessoas do bairro. A primeira de várias exposições que o Centro de Inovação da Mouraria acolhe, patente naquele espaço até 18 de janeiro.

Está patente até 18 de janeiro no Centro de Inovação da Mouraria (Travessa dos Lagares, nº 1), a exposição “A Mouraria do Sr. Baguinho”, uma mostra de quase 500 quadros com uma técnica única (colagem e recorte) que se encontram espalhados por vários locais daquele bairro, muitos dos quais no seu “clube”, o Grupo Desportivo da Mouraria.

Fernando Costa nasceu no número 20 da Rua João do Outeiro, freguesia do Socorro, Lisboa, em pleno coração do bairro da Mouraria no ano de 1934. Mestre Baguinho, como é conhecido o sapateiro-poeta, é uma figura carismática e acarinhada pelas pessoas do bairro.

Foi o encanto pela Geografia e pela História de Portugal que o fez dedicar-se aos quadros com recortes de época e quadras populares de sua autoria: desde a Historia de Portugal, resumida em quadros de todos reis de Portugal, às profissões de uma Lisboa desaparecida, a homenagens ao Fado e fadistas, com uma ternura especial por Amália Rodrigues e o seu amigo Fernando Maurício (a grande voz do fado da Mouraria).

A exposição fica patente ao público até dia 18 de janeiro, de segunda a sexta entre as 14h00 e as 18h00.