Belem, Cultura e Lazer

Exposição Novo Mundo - o MUDE fora de portas

23, Abril 2017
  • Exposição Novo Mundo
    Exposição Novo Mundo

Integrada no âmbito da Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura 2017, foi inaugurada no dia 22 de abril, no Palácio Calheta - Jardim Botânico Tropical (Belém), a exposição "Novo Mundo - visões através da Bienal Iberoamericana de Diseño. 2008 - 1016".

A exposição mostra 125 peças de 115 designers (de 22 países iberoamericanos), selecionadas a partir das peças incluídas em várias edições da Bienal Iberoamericana de Diseño (BID), expostas em três núcleos, que privilegiam "o pensamento, a palavra e a responsabilidade ética do designer". As peças convivem aqui com o acervo do Palácio Calheta, um pólo do Museu nacional de História Natural e Ciência dedicado à agricultura e silvicultura ultramarinas, incluindo os magestáticos exemplares das coleções da sua xiloteca. Trata-se da quinta exposição da série MUDE Fora de Portas, organizada pelo Museu do Design e da Moda desde que o seu espaço matriz, na Rua Augusta, entrou em obras no ano passado.

O ato inaugural contou com a presença da veradora da Cultura da edilidade lisboeta, Catarina Vaz Pinto, do presidente da BID, Manuel Estrada e do arquiteto e designer João Paciência (em representação de Henrique Cayatte, da presidência da BID), bem como do vice-reitor da Universidade de Lisboa, João Barreiros, e do diretor do Museu nacional de História Natural e Ciência, José Pedro Sousa Dias, na qualidade de anfitriões.

Na ocasião, Bárbara Coutinho, diretora e programadora do MUDE / Coleção Francisco Capelo, sublinhou o facto de as peças agora expostas "dialogarem com as pré-existências" (as do Museu de História Natural), revelando o potencial de um Novo Mundo (o iberoamericano), caraterizado pelo multiculturalismo e a diversidade, cujo design aposta na "construção de um mundo global, sustentável e humanista". Ainda este ano, anunciou a diretora do MUDE, duas outras exposições "fora de portas" serão acolhidas no Palácio Calheta.

Array
Mais notícias sobre:
Belem, Cultura e Lazer