Educação, Investir, Município

“Fazedores” de volta ao Pavilhão do Conhecimento. Começou a Lisbon Maker Faire!

25, Junho 2016
Começou o maior espetáculo de "mostra e conta" do mundo. Durante os dias 24 e 25 de junho, o Pavilhão do Conhecimento vai receber centenas de makers e projetos tecnológicos. Um fim-de-semana em que os “fazedores” voltam a invadir a capital com conhecimento tecnológico, uma montra de invenções, engenho e muita criatividade. “Um evento que enche a cidade de orgulho e que a CML está sempre disponível apoiar” disse o Vice- presidente da autarquia na abertura das portas.
  • Lisbon Maker Faire
    Lisbon Maker Faire

Depois de duas edições de enorme sucesso, pelas quais passaram cerca de 24 mil pessoas, este ano, a Maker Faire Lisbon vai contar com 250 makers e cerca de 127 projetos e invenções que vão da robótica à carpintaria, passando por todas as novidades e tendências tecnológicas como a IoT, a impressão 3D e projetos de cunho mais artístico que incluem o contributo da tecnologia.

Para o vice-presidente da CML os”makeres” são um “eixo central” da  economia da cidade. Duarte Cordeiro reforçou o empenho da autarquia no apoio aos empreendedores, deixando uma desejo para que “contem connosco para tornar Lisboa numa grande cidade “maker”.

Mas não bastam recursos, Duarte Cordeiro que é também responsável pelo pelouro da Economia e Inovação, avança que é fundamental apostar no capital humano e na formação nos mais jovens, e esse é um dos objectivos do Young Creators, uma iniciativa da CML que terá lugar entre 4 a 8 de julho no Mercado do Forno do Tijolo, “ porque a revolução tecnológica é fundamental para o futuro de Lisboa".

No Lisbon Maker Faire há uma área destinada aos projectos que as escolas têm desenvolvido nas aéreas da tecnologia e da robótica.

Também o presidente da Junta do Parque das Nações, José Moreno, considera que o Lisbon Maker Faire é um evento de extrema importância para a cidade e em particular para a freguesia que o acolhe. 

Lisbon Maker Faire

O evento, de entrada livre, que é “é uma oportunidade de por Lisboa no mapa das Makers Faires internacionais”, diz  Ana Noronha, Directora- Executiva do Pavilhão do Conhecimento- Ciência Viva, a casa dos” makers” durante estes dois dias, 

Mas porque a feira não se faz só de  bancas e exposições o Pavilhão do Conhecimento também vai ser palco de outras atividades: workshops de robótica, modelação 3D, iniciativas de FabLabs de Norte a Sul do país, que juntamente com o Fablab Lisboa irão demonstrar técnicas de prototipagem e desenvolvimento de produtos.

Estão previstos 32 Workshops onde os makers não só mostram o que estão a produzir, mas também mostram como o fazem a todos os que tenham interesse em aprender.

Um evento para miúdos e gratuitos e que pode ser visitado até às 20 horas.

A Maker Faire Lisbon é uma co-organização da Câmara Municipal de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva e a Bright Pixel.

Opens external link in new windowMais informação em  http://makerfairelisbon.com/pt/

Array
Mais notícias sobre:
Educação, Investir, Município