Educação, Municipio

“Feios mas saborosos”- Festa em Monsanto promove alimentação saudável

19, Maio 2017
Milhares de meninos das escolas de Lisboa participaram hoje durante todo o dia na festa “Feios mas saborosos” que teve lugar em Monsanto. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que pretende alertar os mais pequenos para o consumo sustentável e estimular para práticas de alimentação saudável e que culminou com o lançamento do livro com o mesmo nome.
  • “ Feios mas saborosos”- Festa em Monsanto promove alimentação saudável
    “ Feios mas saborosos”- Festa em Monsanto promove alimentação saudável

O programa que se insere no âmbito do projeto FLAW4LIFE do qual a CML é parceira, promoveu um concurso de escrita e ilustração, destinado às crianças do 1º ciclo de escolaridade.

Educar e sensibilizar o público mais jovem para a criatividade, criação artística, bem como para um consumo sustentável e estimular para práticas de alimentação saudável, consumo de frutas e legumes, com vista a uma redução do desperdício alimentar foi o grande objetivo . 

O resultado da criatividade das cerca de 750 crianças de 16 escolas básicas da cidade que participaram no concurso, pode ser então “saboreado” no livro Feios Mas Saborosos”, centrado nos temas «Alimentação Sustentável , Alimentação Saudável, Combate ao Desperdício Alimentar,  Consumo de Fruta e Legumes Feios». 

Para Catarina Albergaria, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa o livro "demonstra que os pequenos autores adquiriram  conhecimentos, competências e valores nestas áreas", realçando o papel fundamental que a Educação ocupa na alteração de comportamentos e na consciencialização dos mais novos.

Ao longo de 179 páginas e 33 histórias podemos ficar a conhecer, por exemplo " o pomar da avó Noémia", "o planeta das vitaminas" ou "a árvore feia".

Com a ajuda da boneca Maria e perante o entusiasmo das centenas de meninos, Catarina Albergaria entregou os prémios às dez histórias vencedoras do concurso.

No final, tempo ainda para a música com hino dos Feios mas saborosos. Uma versão "saudável" do tema " A minha casinha" dos Xutos e Pontapés:

"As saudades que eu já tinha 
De comer uma frutinha
Tão alegre como eu

Como é giro desenhar
Pintar frutas e legumes
Escrever histórias e sonhar
"

 

 

Mais notícias sobre:
Educação, Municipio