Carnide, Cultura e Lazer, Visitar

Feira da Luz mantém tradição secular

01, Setembro 2018
Setembro é sinónimo de feira, em Carnide. É assim há mais de 500 anos. A Feira da Luz começou hoje e vai animar o jardim, com o mesmo nome, até ao final do mês.
  • Feira da Luz 2018
    Feira da Luz 2018
  • Feira da Luz 2018
    Feira da Luz 2018
  • Feira da Luz 2018
    Feira da Luz 2018
  • Feira da Luz 2018
    Feira da Luz 2018

No jardim da Luz, tem lugar uma das mais antigas feiras do país, cuja origem recua até ao século XV, com a construção de uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Luz. A feira era, então, um complemento da romaria e das festividades religiosas que duravam vários dias.

A partir de 1929 – com a nova linha do elétrico entre Restauradores e Carnide – ganhou maior importância e passou a realizar-se entre o primeiro sábado e o último domingo de setembro.

Organizada pela Junta de Freguesia de Carnide (JFC), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML), a feira mantém ainda hoje “uma forte componente religiosa” e é “a principal festa cultural da freguesia”. A inauguração oficial contou com a presença de Fernando Medina, presidente da CML, e Fábio Sousa, presidente da JFC.

Artesanato, exposições temáticas, exibição da marcha popular local, concertos, teatro, jogos tradicionais, ações de colheita de sangue e de registo de dadores de medula óssea, visitas guiadas ao centro histórico, encontros de preparação para a festa religiosa, entre muitas outras atividades, são motivos de sobra para não perder mais uma edição da Feira da Luz.

Mais notícias sobre:
Carnide, Cultura e Lazer, Visitar