Benfica, Carnide, Educação

Fernando Medina assinala renovação de mais três escolas

22, Setembro 2016
A Câmara Municipal de Lisboa renovou mais três escolas em Carnide, Benfica e Olivais, que foram visitadas na abertura do ano letivo pelo presidente da autarquia, Fernando Medina, e a vereadora da educação, Catarina Albergaria.
  • Visita a escolas requalificadas em Lisboa no início do ano escolar
    Visita a escolas requalificadas em Lisboa no início do ano escolar

As escolas básicas Paulino Montez (Olivais), Professora Aida Vieira (Carnide) e  Parque Silva Porto (Benfica) abrem este ano letivo com melhorias substanciais e foram visitadas por Fernando Medina, acompanhado da vereadora da Educação, Catarina Albergaria. Mais um avanço na requalificação do parque escolar da Capital no âmbito do programa Escola Nova, que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa valoriza, afirmando o desejo de "em breve poder apresentar um programa de apoio ao sucesso educativo das escolas", assente na autonomia e na especificidade de cada comunidade escolar.

O edil dirigiu-se a professores e educadores, que “têm a maior responsabilidade na parceria necessária para o sucesso educativo”, a quem deixa palavras de estímulo, apoio, solidariedade e esperança, afirmando a disponibilidade da Câmara de Lisboa para “tudo fazer” no sentido da dignificação do seu trabalho e do serviço público que prestam, pois “é verdadeiramente o reconhecimento do seu papel central para o futuro”.

O pessoal auxiliar também não foi esquecido por Fernando Medina, que se dirige ainda às associações de pais e a todos os pais das escolas de Lisboa, sublinhando que "não é possível desenvolver bons projetos educativos sem um forte envolvimento das associações de pais".

Medina referiu-se ainda à partilha crescente da gestão das escolas com as juntas de freguesia e afirmou "a ambição de ainda neste mandato assumir as responsabilidades plenas" relativamente aos segundo e terceiro ciclos, pois isso significará que "melhoraremos muito a capacidade de resposta a todas as questões relativas à infraestruturação das escolas". E sublinha que olhando para o parque escolar da cidade é fácil perceber que a sua renovação é mais rápida e mais intensa nas que estão sob a responsabilidade da autarquia.

Uma área em que a parceria com as juntas se faz notar com inegáveis benefícios é a das refeições escolares, diz ainda o presidente, que afirma a aposta em "cada vez mais apostar na confeção local", que permitirá melhorar a qualidade da nutrição.  Um projeto que não constitui uma mudança administrativa mas sim na qualidade da alimentação que nós facultamos às nossas crianças e aos nossos jovens, sublinha.  

Fernando Medina termina afirmando que o programa de apoio ao sucesso educativo que a autarquia pretende implementar valorizará as especificidades de cada escola e dará primazia a "uma atitude de confiança, pois cada escola sabe o que é melhor para desenvolver os seus projetos".

Escola Nova

As obras nas três escolas, que agora reabrem portas completamente renovadas, custaram à autarquia perto de cinco milhões de euros e o novo ano escolar conta ainda com mais nove salas de jardim de infância, com capacidade para 225 crianças.

A renovação do parque escolar da cidade arrancou em 2008, fruto de uma estratégia assente na recuperação de equipamentos que permitisse apoiar a fixação de famílias na capital, e o programa conta entretanto com nove escolas construídas de raíz, o que permitiu aumentar a oferta e suprir carências em algumas zonas da cidade.

Das 118 intervenções, previstas no programa Escola Nova, foram efetuadas até ao momento quase dois terços, com um valor aproximado de 50 milhões de euros. Estão em concurso atualmente 14 intervenções, com um valor total de 24 milhões de euros. 

Array
Mais notícias sobre:
Benfica, Carnide, Educação