Desporto, Visitar

Fernando Medina no arranque da Volvo Ocean Race em Lisboa

24, Maio 2015

O Presidente da Câmara Municipal  de Lisboa, Fernando Medina, estará segunda-feira 25 de maio, pelas 10h30, na Doca de Pedrouços, na cerimónia que assinala o stopover da Volvo Ocean Race em Lisboa, proveniente de Newport (EUA).

A maior regata oceânica à volta do mundo e um dos três maiores eventos náuticos mundiais regressa à capital portuguesa.

Durante 14 dias de stopover no recinto da village irá desenvolver-se um programa de atividades totalmente gratuitas, desde feiras, exposições, concertos e outros eventos, todos subordinados ao tema do mar. Será ainda possível contactar diretamente com as sete equipas e respetivos barcos.

O Mar e o Rio em alta em Lisboa, nos meses de Maio e Junho

Lisboa é a única Capital Atlântica da Europa e a afirmação desta realidade natural é o desafio e de uma estratégia traçada pela Câmara Municipal de Lisboa que procura concretizar em ações estruturantes como a valorização do património imaterial  e edificado dos Descobrimentos, a afirmação da centralidade de Lisboa preparando o futuro que se engrandecerá com a Extensão da Plataforma Continental, a valorização da nossa cultura marítima, na Economia do Mar, turismo náutico, de cruzeiros e de recreio, a democratização do acesso ao Mar, traduzida na concretização da identidade marítima da Cidade.

O Município tem trabalhado para aproximar a Cidade do Rio, fazendo obra, criando no território condições que potenciem essa proximidade e fruição, como a Ribeira das Naus e toda a requalificação da frente Ribeirinha.    

São 19 km que nos diferenciam de outras capitais europeias e que constituem um ativo essencial para o desenvolvimento equilibrado e sustentável da Cidade. Procura-se a afirmação de Lisboa como Cidade Atlântica, Cidade Portuária, promovendo a sua Internacionalização.

Lisboa está determinada em concretizar um futuro de modernidade e crescimento que deve ancorar a redescoberta do Atlântico como Estratégia de desenvolvimento sustentável para Portugal.

Programa de Iniciativas:

- De 20 a 24 de maio decorreram as Comemorações do Dia da Marinha, em Lisboa

- A 22 de maio, arrancou no Terreiro do Paço o videomapping – Lisboa Cidade do Mar

- A 25 de maio e durante 14 dias a Volvo Ocean Race

- Exposição Fotográfica na Frente Ribeirinha – Construindo um Futuro Azul - Esta Exposição, cujo trabalho fotográfico comunica a importância do capital humano na construção de um futuro que promova a economia do mar sustentável, homenageia a Identidade Marítima dos Portugueses num Passado que nos honra e inspira, num Futuro  de desígnio e redescoberta do mar

- A 30 de maio arrancam as Festas da Cidade, este ano dedicadas igualmente ao Rio e Mar, com um espetáculo que comemora os 500 anos da Torre de Belém

- Na primeira semana de Junho, Lisboa recebe ainda Conferências Internacionais e o Blue Business Forum, da AIP na FIL, no âmbito da Semana Azul.

- Este ano quisemos associar as comemorações  do Dia Mundial da Criança a uma área desportiva  -  o desenvolvimento de desportos náuticos. Neste último período letivo, em parceria com os clubes náuticos arrancou o Projeto Clubes de Mar. Consiste em proporcionar o acesso gratuito a 10 sessões de vela ou remo a crianças do 2º e 3º ciclo das Escolas Públicas de Lisboa. Esta fase piloto conta com cerca de 150 crianças. A CML desenvolve ainda um Programa de Natação Curricular, que abrange perto de 12.000 crianças das Escolas Básicas da Cidade, garantindo assim um requisito básico para o desenvolvimento dos desportos náuticos- saber nadar. Também na edição da VOR deste ano nos dias1,2 e 3 de junho proporcionaremos batismos de vela e remo aos alunos do 4º ano das Escolas Públicas, dinamizados por 3 clubes náuticos: Associação Naval de Lisboa, Clube Ferroviário de Portugal e Clube Náutico Boa Esperança.

Uma Programação integrada e partilhada para afirmar Lisboa como Capital Atlântica, concretizando o Mar como Valor para a Cidade, para a Região, para o País.