Intervenção social, Município

Festa no Intendente celebra culturas do mundo

21, Maio 2017
A freguesia mais multicultural da capital recebeu hoje durante todo o dia o Forum Municipal da Interculturalidade.O Largo do Intendente transformou-se num espaço de diálogo, debate e reflexão sobre temas como a imigração, e a diversidade.
  • Festa no Intendente celebra culturas do mundo
    Festa no Intendente celebra culturas do mundo

Organizado pelo Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania que, desde 2009, procura que o FMINT seja um evento âncora na promoção da interculturalidade em Lisboa. Este ano teve lugar no Dia Internacional da Diversidade.

Para o vereador dos Direitos Sociais "esta festa pretende mostrar que a diversidade existe por toda a cidade", sendo nas palavras de João Afonso, Arroios o expoente máximo.

Uma iniciativa que só acontece porque a sociedade civil se preocupa com a situação dos imigrantes em Lisboa, garante o vereador.

A programação contou com a colaboração e presença das organizações e associações mais relevantes na área, bem como das diversas comunidades presentes na cidade.

Numa freguesia com 92, a presidente da Junta, Margarida Martins, destacou a importância para Arroios em receber uma vez mais o Forum.

E o mundo esteve mesmo representado no Intendente, durante mais de dez horas, não faltou um desfile de moda africana, musica do Brasil, Guiné- Bissau, ou da Índia.  Do oriente veio a dança budista, e da Moldávia, uma mostra das tradições, língua e história daquele pais do leste da Europa.

Pelo Largo, debateram-se ainda as “Dificuldades nos processos de legalização do imigrante" que trouxe para a rua a discussão sobre um problema que atingue muitos dos que querem construir em Lisboa uma nova vida-

O FMINT termina “em grande” com a atuação dos Cais Sodré Funk Connection.

O Fórum Municipal da Interculturalidade

O FMINT é um espaço de discussão e participação cívica promovido em parceria com várias entidades que têm desenvolvido o seu trabalho na área dos Direitos Sociais e da cidadania.

Tem como objetivos fomentar o debate, a reflexão, o estudo de forma a aumentar o conhecimento e a partilha de práticas de atores sociais relevantes na promoção do diálogo em torno da imigração, diversidade e interculturalidade garantindo a participação das diferentes comunidades presentes no concelho.

 Para o ano há mais!

Array
Mais notícias sobre:
Intervenção social, Município