Cultura e Lazer, Município

Festival da Eurovisão 2018 vai ser em Lisboa

25, Julho 2017
A decisão está tomada. O Festival Eurovisão da Canção vai ser em Lisboa.O Parque das Nações vai ser o palco das três noites do festival marcadas para os dias 8, 10 e 12 de maio. A notícia foi revelada hoje na sede da RTP num anúncio que contou com a presença do Presidente da Câmara de Lisboa.
  • Festival da Eurovisão 2018 vai ser em Lisboa
    Festival da Eurovisão 2018 vai ser em Lisboa

Um dia importante para a cidade começou por dizer Fernando Medina logo após a assinatura do acordo entre a RTP, a Câmara Municipal de Lisboa e o Turismo de Lisboa que prevê o apoio destas duas entidades à realização do Festival Eurovisão da Canção de 2018.

"Para Lisboa vai ser um grande momento de afirmação da cidade como uma grande capital global do mundo, a mensagem que queremos deixar é que somos uma capital aberta, tolerante, cosmopolita que acolhe todos", frisou o Presidente da Câmara de Lisboa.

O retorno esperado que ronda os 25 milhões de euros, só de receitas de turismo, justificam o investimento da cidade no apoio ao financiamento do festival. Os custos logísticos e da organização dos eventos na cidade, serão, de acordo com Fernando Medina, pagos pela taxa turística criada pelo município de Lisboa.

Com uma audiência que ronda dos 200 milhões de espectadores, superada apenas pelas finais da Liga dos Campeões de futebol, a cidade vai estar mobilizada e espera milhares de pessoas.

As eliminatórias terão lugar a 08 e 10 de maio, com a final a decorrer no dia 12 de maio no Parque das Nações. O Terreiro do Paço, cedido pela CML, vai também estar reservado para o evento durante dez dias, acolhendo a Eurovision Village, o espaço de animação do festival e "o eixo da Eurovisão".

Na conferência de imprensa onde estiveram ainda representantes da União Europeia de Radiodifusão, entidade com sede em Genebra, na Suíça, que supervisiona a organização do evento, o Presidente da RTP, Gonçalo Reis diz que"Lisboa oferece uma série de valências fortíssimas" acrescentando que Lisboa é um montra de Portugal para o mundo.

O Festival Eurovisão da Canção

A RTP é responsável pelo festival em 2018 como resultado da vitória de Salvador Sobral na mais recente edição do concurso, que se realizou 13 de maio em Kiev, na Ucrânia.

Portugal participou em 49 das 62 edições realizadas até ao momento. Na edição de 2018 espera-se a participação de mais de 40 países e a presença de cerca 1500 jornalistas estrangeiros.

E se Lisboa recebe a final do Festival Eurovisão da Canção de 2018, será Guimarães a acolher o Festival RTP da canção de onde sairá o representante de Portugal. 

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Município