Habitar, Intervenção social, Município

Fim do ano marcado com entrega de mais 12 casas municipais

28, Dezembro 2017
É a segunda cerimónia durante o mês de dezembro, que totaliza mais de cinquenta casas entregues. "Um momento gratificante" que decorre no local onde foi anunciada a República, símbolo da caminhada na conquista dos direitos humanos, afirma a vereadora da Habitação.

Na reta final de 2017, a vereadora da Habitação entregou 12 chaves de casas municipais a outras tantas famílias, numa cerimónia que decorreu em 28 de dezembro. “Um momento solene” realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, “a casa de todos os lisboetas”, salientou Paula Marques. 

Entregues pela vereadora com especial carinho nas mãos das crianças, quando era o caso de acompanharem as respetivas famílias, as chaves assinalam para muitos uma nova etapa e Paula Marques sublinhou os direitos e deveres que este ato acarreta. O direito à habitação é um direito constitucional, é dever da autarquia garanti-lo, mas é também dever “de quem recebe a casa mantê-la em condições, zelar e cuidar desse património que é público e amanhã poderá estar com outra família”, frisa. 

Por outro lado, Paula Marques salienta o dever que cabe às partes [autarquia e munícipes] no empenho para que o território seja uma comunidade.

A vereadora salienta ainda que a entrega de casas municipais reflete um imenso trabalho levado a cabo por muitos atores que integram os serviços camarários, dos operários que fazem as obras aos arquitetos, engenheiros ou fiscais. “São trabalhadores da autarquia, a quem não posso deixar de agradecer.”

Este é um ato público que a autarquia promove sempre que atribui habitações municipais e este mês se repete pela segunda vez, totalizando mais de cinquenta casas, e Paula Marques salienta o facto de se realizar no local onde foi declarada a República assume particular importância. “Orgulhamo-nos de ser um Estado laico e republicano, direitos como à educação ou à habitação têm sido conquistados ao longo da História e a implantação da República é nesse percurso um momento importante”, diz.