Município

Finlândia celebra 100 anos de Independência

06, Dezembro 2017
A República da Finlândia celebra hoje, dia 6 de dezembro, 100 anos de Independência, e a Câmara de Lisboa associou-se às comemorações nos Paços do Concelho.
  • Finlândia celebra 100 anos de Independência
    Finlândia celebra 100 anos de Independência

Marcaram presença o vereador Miguel Gaspar, a embaixadora da Finlândia Tarja Laitiainen, e a secretária de estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro.

“Hoje esta casa é também a vossa casa, com os quase mil finlandeses que residem permanentemente em Portugal a celebrar este marco histórico do vosso país” afirmou o vereador Miguel Gaspar, durante a cerimónia.

A embaixadora da Finlândia, Tarja Laitiainen sublinhou a importância das boas relações entre os dois países, afirmando que desde a entrada da Finlândia na União Europeia “somos membros da mesma família pois não há outro grupo idêntico no mundo onde as nações trabalhem de mãos dadas para o bem comum. Todos nós temos o interesse em contribuir para o desenvolvimento desta família”.

Teresa Ribeiro reiterou a ideia de que Portugal e a Finlândia têm, nos últimos anos, vindo a estreitar os seus laços e que “esta nossa pertença na União Europeia é essencial, torna-nos a todos mais fortes e por isso temos que nos bater para que a UE continue a ser uma realidade viva onde temos os nossos direitos de cidadania, um conjunto de valores que são valores invejáveis e que não devemos desvalorizar ou pensar que estão completamente adquiridos”, frisou a secretária estado dos Negócios Estrangeiros.

O ponto alto das festividades do centenário da independência da Finlândia, em Portugal, culmina com a iluminação da Torre de Belém com as cores da bandeira da Finlândia, ao final do dia.

Array
Mais notícias sobre:
Município