Ajuda, Alcantara, Educação

Francisco Arruda premeia alunos de mérito

08, Janeiro 2019
Foram 132 os estudantes do agrupamento galardoados por mérito e valor, numa cerimónia que contou com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

O Agrupamento de Escolas Francisco Arruda promoveu uma vez mais a cerimónia destinada a reconhecer os estudantes que se destacaram ao longo do ano e juntou, entre pais, alunos e professores, mais de trezentas pessoas no Centro de Congressos de Lisboa, em Alcântara. Fernando Medina participou no evento com Davide Amado, presidente da Junta de Freguesia de Alcântara.

Uma "moeda de ouro"

“Deixo aqui uma palavra de compromisso com os pais e as famílias da Câmara Municipal de Lisboa tudo continuar a fazer para a educação pública com qualidade”, afirmou o presidente da autarquia. O edil dirigiu-se ainda aos alunos com uma saudação especial pelo trabalho e pelo esforço, e a todos membros da comunidade escolar, incluindo a junta de freguesia, que diariamente se empenham para “permitir que a escola seja um verdadeiro espaço de igualdade de oportunidades. 

Antes Luísa Nunes, diretora do agrupamento, informou que os prémios se dividiam por quatro grupos, de Mérito (63), de Valor (27), de Mérito Desportivo (38) e de Mérito Artístico (4), para salientar que é apanágio do agrupamento promover a escola como “um local de oportunidades para todos. 

Muitos alunos são oriundos de famílias com dificuldades “mas aqui todos podem brilhar”, afirmou a professora, lembrando palavras do Padre António Vieira: “A boa educação é uma moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.”

E foi também sobre o valor da educação que falou Davide Amado, para enfatizar que “é o grande motor de desenvolvimento social”. O autarca sublinha o papel da educação na ascensão social a pessoas com origem em estratos sociais mais baixos e lembra o caso de Nelson Mandela. 

Mário Godinho homenageado 

O momento mais caloroso da noite foi marcado por uma homenagem a António Mário Soares Godinho, antigo diretor do agrupamento, “alguém que durante tantos anos deu tanto de si em prol, desta comunidade escolar e deste ideal da escola pública, alguém que foi o pai destes prémios", afirmou Davide Amado. 

À homenagem da Junta de Freguesia, marcada por uma forte ovação na sala, Mário Soares agradeceu emocionado. “O que fiz foi o meu dever de funcionário público e ao serviço da educação”, disse, “tentei dar sempre o meu melhor e com o maior esforço possível”. O papel da escola “como uma arma poderosa para promover a ascensão social” é também enfatizado pelo professor, “e isso para mim foi sempre uma grande motivação”.  

Array
Mais notícias sobre:
Ajuda, Alcantara, Educação