Alvalade, Comercio, Município

Frescos, Frescos é no Mercado de Alvalade!

22, Julho 2017
"Um mercado para as famílias" é o conceito do renovado mercado de Alvalade que foi hoje apresentado aos lisboetas. Criação de uma zona de lazer e de restauração, assim como a reabilitação dos espaços exteriores são algumas das novidades que o Presidente da Câmara de Lisboa foi conhecer, "porque que queremos que mais pessoas venham ao mercado, vamos dar condições para que isso aconteça!", diz Fernando Medina.

A renovação do Mercado de Alvalade Norte está inserida na campanha de requalificação e de revitalização dos 25 mercados municipais de Lisboa. E que prevê a melhoria das condições de funcionamento, a adaptação às exigências dos novos tempos, a ampliação e diversificação da oferta de bens e serviços, a atribuição e criação de novas funcionalidades.

Hoje foi a vez de Alvalade e diz o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa que "valeu a pena". A estratégia da marca "Mercados de Lisboa" pretende incentivar cada vez mais pessoas a fazer as suas compras nos mercados de cidade, promovendo uma alimentação mais saudável com produtos mais frescos e de melhor qualidade, e por outra lado dando vida a estes espaços".

Uma ideia reforçada pelo vice presidente da CML, ao definir Lisboa como "uma cidade de Bairros onde estes equipamentos de proximidade desempenham um papel fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos". Concluída a primeira fase, o futuro passa pela reformulação das bancas do mercado, dando melhores condições aos comerciantes, garante Duarte Cordeiro.

Já o Presidente da Junta de Freguesia Alvalade Lisboa, André Caldas, destacou a "importância de uma iniciativa que pretende ser um ponto de partida para atrair cada vez mais famílias para aquele que é o melhor mercado da cidade de Lisboa." 

Com um investimento de cerca de 500 mil euros, repartidos entre CML e Junta de Freguesia, as obras incluíram a instalação de um parque infantil interior,destinado à atração de famílias e jovens; a construção de uma zona de lazer e para consumo alimentar, a reabilitação dos espaços exteriores e a remodelação total das instalações sanitárias. 

A poucos dias de completar 53 anos, a 31 de julho, a festa foi antecipada com um programa dedicado às famílias que incluiu, entre outras, atividades de showcoking de sushi e de petiscos saudáveis preparados nas bancas do mercado, atuação do grupo de Teatro Artitude, atividades para crianças e ainda um sorteio de cabazes com produtos oferecidos pelo comerciantes.

 Vamos Todos ao Mercado

O dia foi ainda marcado pela apresentação do novo espaço, e da mascote, do projeto educativo Vamos Todos ao Mercado.
Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa vocacionada para a educação alimentar junto dos mais pequenos e para a promoção dos mercados municipais.
O Vamos Todos ao Mercado oferece um conjunto de atividades que abrange a comunidade escolar mas também as famílias.
As novas instalações no Mercado de Alvalade Norte, materiais renovados e novos conteúdos, irão permitir que o projeto continue a apostar na promoção de hábitos alimentares saudáveis.

 

 

Array
Mais notícias sobre:
Alvalade, Comercio, Município