Cultura e Lazer

Gandhi evocado em Lisboa

03, Outubro 2018
  • Aniversário do nascimento de Gandhi
    Aniversário do nascimento de Gandhi

O 150º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi (2 de outubro de 1869), considerado o fundador da Índia pós-colonial, que se celebrará no próximo ano, começou a ser comemorado no dia 2 de outubro, com um ano de antecedência, em mais de 170 países.

Em Lisboa, a evocação desta grande figura da história mundial teve lugar durante a noite de 2 para 3 de outubro, entre as 20h00 e as 6h00, com a projeção simultânea nos dois torreões do Terreiro do Paço (nascente e poente) de uma apresentação em diaporama com imagens lembrando diversos aspetos da sua vida e de um pequeno filme com música de Rão Kyao inspirada em Gandhi e na Índia, numa organização conjunta da Embaixada da Índia e da Câmara Municipal de Lisboa.

O presidente da autarquia lisboeta, Fernando Medina, e a embaixadora da República da Índia, K. Nandini Singla, premiram em conjunto o botão que deu início à projeção. Na ocasião, a representante diplomática indiana agradeceu a presença do Corpo Diplomático que marcou presença e o apoio da Câmara de Lisboa que tornou possível esta iniciativa e lembrou o facto do primeiro ministro português, António Costa, fazer parte da Comissão destas comemorações e de ser uma figura popular nos media indianos onde, por vezes, é referido como o "Gandhi de Lisboa".

Por seu lado, Fernando Medina, que se fazia acompanhar pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, recordou Gandhi como sendo o precursor de "uma via revolucionária, porque de resistência pacífica, de intervenção cívica, política e social, de tolerância e diálogo, contra o racismo, a injustiça social e a prepotência do colonialismo, que haveria de inspirar Martin Luther King e Nelson Mandela na sua luta pelos direitos cívicos".

Ao local acorreram algumas centenas de pessoas, nomeadamente muitos naturais ou indiano-descendentes, incluindo membros das diversas crenças religiosas, como a hinduísta, a islâmica ou a hare krishna, entre outras.

Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer