Cultura e Lazer, Município

Guia Michelin 2019: Novas estrelas para Portugal

21, Novembro 2018
  • Guia Michelin 2019: Novas estrelas para Portugal
    Guia Michelin 2019: Novas estrelas para Portugal

Portugal conquistou hoje, dia 21 de novembro, quatro novas estrelas dos conceituados Prémios Michelin. O guia da edição ibérica de 2019 foi apresentado pela primeira vez em Lisboa, numa gala que teve lugar no Pavilhão Carlos Lopes.

Uma cerimónia cheia de novidades e que distinguiu quatro restaurantes portugueses: o Alma, em Lisboa, do chef Henrique Sá Pessoa, com duas estrelas, o Midori em Sintra, o G Pousada de Bragança e o A Cozinha de Guimarães com uma estrela cada.

A seleção completa do Guia Michelin Espanha & Portugal 2019 distingui 11 restaurantes na categoria máxima de 3 estrelas (1 novo),  31 com duas estrelas (4 novos) e 190 com uma estrela (25 novos).

Pela primeira vez em Portugal a Gala dos Prémio Michelin resultou de uma candidatura conjunta do Turismo de Portugal, a Câmara de Lisboa e a Associação de Turismo de Lisboa.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, agradeceu à equipa do Guia " a confiança na cidade" naquilo que considera "ser a primeira de muitas galas a ter lugar em Lisboa. O autarca não tem dúvidas que, de hoje em diante, Lisboa será uma escolha natural.

Uma palavra de agradecimento, em nome da cidade, para "todos os agentes económicos que nos permitiram chegar a este nível mas acima de tudo para os chefes. Serão dias de compromisso para o futuro de todos".

Na 10.ª gala de apresentação organizada pela Michelin, foram revelados os restaurantes que conquistaram, mantiveram ou perderam estrelas do chamado ‘guia vermelho’, considerada uma referência mundial da qualificação dos restaurantes, equiparado aos ‘Óscares da gastronomia’.

Qualidade dos produtos, a criatividade e apresentação, o domínio do ponto de cozedura e dos sabores, a relação qualidade/preço e a regularidade da cozinha foram alguns dos critérios dos inspetores do Guia Michelin para avaliar os restaurantes.

Os guias são atualizados todos os anos, “pondo em dia todas as informações práticas, classificações e distinções”.

A Michelin edita atualmente 24 publicações, garantindo uma “homogeneidade", pelo que "os critérios de classificação são idênticos em todos os países”.

O Guia Michelin surgiu em França, em 1900, e existe na Península Ibérica desde 1910. A Portugal chegaram em 1945.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Município