Alvalade, Areeiro, Arroios

I Torneio Solidário “O nosso Km2”

01, Agosto 2014

Após o sucesso do Festival da Ponte, que deu ao projeto “O nosso Km2” uma nova projeção no Bairro de Santos ao Rego, há que dar continuidade à ligação estabelecida com toda a população, nomeadamente, com os jovens-adultos (18-35), um público onde o projeto ainda não tinha conseguido chegar e que foi atraído, sobretudo, pelas atividades desportivas deste Festival.

É assim que surge a ideia do I Torneio Solidário de Futsal “O nosso Km2”, que decorreu no passado dia 26 de julho, tendo como objetivos fomentar o espírito solidário nos habitantes do bairro, promover a inclusão social e o espirito comunitário e, ao mesmo tempo, provocar o convívio entre as instituições e o bairro.

Entre participantes e plateia, o torneio envolveu cerca de 150 pessoas, tendo participado oito equipas, de oito jogadores, sendo cinco compostas por moradores do bairro de Santos ao Rego, uma por agentes da 31ª esquadra da PSP, outra por moradores do bairro da Quinta do Mocho (Sacavém) e a última por jogadores do KM2 e do Instituto Condessa de Rilvas. Ao longo do dia, disputaram-se 17 jogos, entre fase de grupos (12), meia-final (2) amigáveis (2) e a final.

Houve uma grande adesão por parte do bairro e das instituições, que se refletiu não só na quantidade de roupa, alimentos e brinquedos angariados, mas também na grande afluência de público que veio assistir aos jogos. Os materiais angariados serão distribuídos entre o Movimento Defesa da Vida, o Instituto Condessa de Rilvas e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. 

Os objetivos do torneio foram todos atingidos e, mais uma vez, juntaram-se africanos, ciganos, caucasianos, moradores, instituições, polícias e civis, em prol da mesma causa, que se divertiram e conviveram, mostrando que este, mais que um bairro, é já uma comunidade. 

Mais notícias sobre:
Alvalade, Areeiro, Arroios