Educação

Inauguração da Creche do Beco do Loureiro

26, Março 2018

Foi inaugurada no dia 26 de março, a nova creche do Beco do Loureiro, um novo equipamento no coração de Alfama, que vem colmatar as necessidades de acolhimento de crianças naquele bairro histórico da cidade de Lisboa. 

O edifício completamente remodelado e equipado adquiriu várias valências para proporcionar às 40 crianças que a partir deste ano letivo passam a usufruir daquele espaço, com todas as condições pedagógicas e de comodidade para acompanhar os primeiros anos de vida. A construção da nova creche foi desenvolvida ao abrigo do programa B-a-Ba

Depois do descerramento da placa que assinala o evento, Fernando Medina acompanhado dos vereadores Ricardo Robles, João Paulo Saraiva e Paula Marques fez uma visita à creche que dispõe de cozinha, sala de banho, refeitório, elevador e pátio ao ar livre. 

No momento dos discursos o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho deixou uma palavra de agradecimento à CML e a todos os que "se bateram pela concretização deste projeto". 

O padre Jorge Tomás Dias, responsável pelo Centro Paroquial de Bem Estar Social de Alfama, entidade parceira que gere este novo equipamento, agradeceu ao município todo o apoio prestado e congratulou-se com o impacto que este novo equipamento vem trazer à vida do bairro. 

Ricardo Robles, responsável pelo pelouro da educação, destacou o compromisso do executivo para a criação deste tipo de equipamentos na cidade “que, sem dúvida, contribuem para a fixação da população no bairro, e que contribuem para a igualdade de género no apoio que prestam às mães trabalhadoras", destacando ainda as qualidades que fazem desta creche um equipamento topo de gama. 

Fernando Medina começou por felicitar o arquiteto da obra pela qualidade do projeto, lembrando que a existência de equipamentos de apoio é fundamental para combater a desertificação dos bairros históricos. Em segundo lugar destacou a igualdade de oportunidades promovida pela educação, uma vez que se caminha para a obrigatoriedade do sistema pré-escolar como elemento da promoção da socialização das crianças nos primeiros anos de vida preparando-as para o sucesso educativo. Por fim, lembrando que o programa B-a-Ba criou já 800 novos lugares no pré-escolar, reafirmou que o compromisso político de alcançar as 1000 vagas através deste programa. 

Aqui ficam as imagens da inauguração.

Mais notícias sobre:
Educação