Inauguração da peça de arte urbana “Um Olhar sobre a Cidade”

Março 14, 2013
Array

Há várias décadas que funcionários com grande sensibilidade artística e talento da Câmara Municipal de Lisboa têm vindo a criar obras escultóricas a partir de sobras de peças das oficinas camarárias. A assinalar o trabalho desenvolvido, quatro destes artistas ofereceram à cidade uma peça escultórica que pretende homenagear a cidade, representando o símbolo de Lisboa, e que agora vai estar à vista de todos na rotunda da Av. Dr. Francisco Luís Gomes. 

A inauguração da peça, que aconteceu no passado dia 14 de março, contou com a presença dos vereadores José Sá Fernandes (espaço público) e Maria João Mendes (recursos humanos) e do presidente da Câmara, António Costa. Presentes estiveram também funcionários da DRMM (Departamento de Reparações e Manutenção Mecânica), a que pertencem os artistas Fortunato Gonçalves, António Serra, Manuel Lima e Felisberto Cardoso que colaboraram na realização deste “Olhar sobre a Cidade”. 

Em nome do departamento camarário o engenheiro Ângelo Mesquita fez um breve enquadramento da atividade artística que tem sido desenvolvida nas oficinas camarárias, que já contou com a parceria de vários artistas consagrados, explicando também quais os materiais utilizados na feitura da peça. 

Fortunato Gonçalves falou em nome dos seus colegas artistas para agradecer a oportunidade de ter na cidade uma obra coletiva “onde cada um colocou um pouco de si”. 

José Sá Fernandes lembrou o trabalho inestimável dos trabalhadores das oficinas anunciando também algumas melhorias do funcionamento do departamento criando condições “melhores e mais eficazes para o desempenho das tarefas”. 

António Costa agradeceu aos autores da obra recordando que são os funcionários anónimos da câmara que fazem a cidade funcionar. Afirmou ainda que esta obra dá visibilidade a todos os que na cidade trabalham para a finalidade comum de servir os munícipes e que é também uma declaração de amor a Lisboa daqueles que dedicam o seu dia a dia à cidade. “Por isso, em nome de todos os lisboetas agradeço esta oferta das oficinas do DRMM”, concluiu. 



Últimas notícias

Dez 17, 2014

Carlos do Carmo, Personalidade do Ano

Carlos do Carmo foi eleito a Personalidade do Ano 2014 pela Associação de Imprensa Estrangeira... saber mais...

Dez 16, 2014

Joana Vasconcelos apresenta obra inédita para os 450 anos...

A artista plástica Joana Vasconcelos apresentou, no dia 16 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara... saber mais...