Inauguração da peça de arte urbana “Um Olhar sobre a Cidade”

Março 14, 2013
Array

Há várias décadas que funcionários com grande sensibilidade artística e talento da Câmara Municipal de Lisboa têm vindo a criar obras escultóricas a partir de sobras de peças das oficinas camarárias. A assinalar o trabalho desenvolvido, quatro destes artistas ofereceram à cidade uma peça escultórica que pretende homenagear a cidade, representando o símbolo de Lisboa, e que agora vai estar à vista de todos na rotunda da Av. Dr. Francisco Luís Gomes. 

A inauguração da peça, que aconteceu no passado dia 14 de março, contou com a presença dos vereadores José Sá Fernandes (espaço público) e Maria João Mendes (recursos humanos) e do presidente da Câmara, António Costa. Presentes estiveram também funcionários da DRMM (Departamento de Reparações e Manutenção Mecânica), a que pertencem os artistas Fortunato Gonçalves, António Serra, Manuel Lima e Felisberto Cardoso que colaboraram na realização deste “Olhar sobre a Cidade”. 

Em nome do departamento camarário o engenheiro Ângelo Mesquita fez um breve enquadramento da atividade artística que tem sido desenvolvida nas oficinas camarárias, que já contou com a parceria de vários artistas consagrados, explicando também quais os materiais utilizados na feitura da peça. 

Fortunato Gonçalves falou em nome dos seus colegas artistas para agradecer a oportunidade de ter na cidade uma obra coletiva “onde cada um colocou um pouco de si”. 

José Sá Fernandes lembrou o trabalho inestimável dos trabalhadores das oficinas anunciando também algumas melhorias do funcionamento do departamento criando condições “melhores e mais eficazes para o desempenho das tarefas”. 

António Costa agradeceu aos autores da obra recordando que são os funcionários anónimos da câmara que fazem a cidade funcionar. Afirmou ainda que esta obra dá visibilidade a todos os que na cidade trabalham para a finalidade comum de servir os munícipes e que é também uma declaração de amor a Lisboa daqueles que dedicam o seu dia a dia à cidade. “Por isso, em nome de todos os lisboetas agradeço esta oferta das oficinas do DRMM”, concluiu. 



Últimas notícias

Ago 29, 2014

Cinema Ideal reabre em Lisboa

O Cinema Ideal, localizado entre a Baixa Chiado e o Bairro Alto, voltou a funcionar após vários... saber mais...

Ago 27, 2014

Verão em Lisboa é na rua

Lisboa na Rua continua a animar a cidade com muita música, cinema e artes visuais. Já esta quarta... saber mais...