Cultura e Lazer, Santo Antonio

Inauguração da Rua Seara Nova e Rua Sousa Pinto

22, Maio 2017
A Câmara de Lisboa inaugurou, dia 22 de maio, duas ruas na Freguesia de Santo António - Rua Seara Nova e Rua Sousa Pinto.
  • Inauguração da Rua Seara Nova e Rua Sousa Pinto
    Inauguração da Rua Seara Nova e Rua Sousa Pinto

Desta forma, Lisboa presta homenagem a uma revista que foi um dos principais órgãos de opinião que atravessou e influenciou gerações sucessivas a partir de 1921, constituindo-se como um dos mais notáveis movimentos de ideias que Portugal conheceu no séc. XX e ainda a José Júlio de Sousa Pinto, um notável pintor dos séculos XIX e XX que se tornou um dos melhores intérpretes da região da Bretanha onde viveu e que traduziu na sua arte. Os seus quadros de Valongo, de Francelos ou a obra “Molhado até aos ossos” denotam também a sua capacidade interpretativa, muito ao jeito e ao gosto português.”

A vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto lembrou o importante papel da revista Seara Nova na sociedade portuguesa século XX, uma revista “que acolheu inúmeros intelectuais e artistas portugueses, um pilar da resistência ao Estado Novo” e que num tempo como o que estamos a viver, “a existência de espaços de discussão como este continuam a ter toda a pertinência e assim espero que a Seara Nova e os seus seareiros possam continuar a contribuir com o seus espírito cívico a trabalhar para o presente e o futuro das nossas comunidades”. 

Dirigindo-se ao pintor Sousa Pinto, a vereadora da Cultura referiu que era função da toponímia recuperar pessoas, artistas e obras e desejou que a ocasião fosse um bom pretexto para que todo o percurso artístico “deste concidadão que foi muito importante para a cidade de Lisboa e que a partir de agora, numa nova rua da cidade, fosse recordado”.

O diretor da revista Seara Nova, Levy Batista, deixou o seu testemunho de gratidão afirmando que “a cidade de Lisboa, cada dia mais bonita e aberta ao mundo, planta hoje mais um cravo de Abril, com a homenagem que presta à Seara Nova, dando-lhe um nome de rua”.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Santo Antonio