Educação

Inauguração do Espaço Crescer Saudável no Mercado Alfacinha

07, Dezembro 2018

Nascido em 2016, o programa Crescer Saudável visa sensibilizar as crianças e pais para a necessidade de uma alimentação saudável e sustentável trabalhando diretamente com os agrupamentos de escolas da cidade de Lisboa.

Este programa conhece agora um novo espaço no mercado Alfacinha nas Olaias dedicado às escolas e à comunidade tendo como objetivo promover o contacto de crianças e pais com os alimentos frescos dos mercados e descobrir maneiras saudáveis de cuidar da alimentação. 

A cerimónia de inauguração deste novo espaço contou com a presença de cerca de 45 crianças (uma turma do jardim de infância da EB Bairro Madre de Deus e outra de 1º ciclo da EB Engenheiro Duarte Pacheco) que participaram num ateliê de cozinha saudável dinamizado pelos chefes Fábio Bernardino e da Inês Fernandes. 

Na hora dos discursos o presidente da junta de freguesia do Beato, Silvino Correia, salientou a importância da sensibilização para a alimentação saudável e felicitou a CML por esta iniciativa.  

Manuel Grilo, vereador da educação, começou por dar as boas vindas aos alunos das escolas, aqueles que serão também os fruidores deste espaço, e lembrou o papel que o município tem vindo a desempenhar na promoção da alimentação saudável nas escolas, nomeadamente, através da adaptação de cozinhas para confeção local sem recurso a instrumentos de plástico e da promoção de iniciativas como o Crescer Saudável que através da sensibilização dos mais novos pode ter um efeito contaminador para toda a família. “Aprender o que devemos consumir e em que proporções, o cuidado com uma vida saudável, conhecer os alimentos sazonais de curto ciclo de chegada ao consumidor são hábitos que quanto mais cedo forem introduzidos, maior sucesso teremos na prevenção da doença e na fomentação de comportamentos saudáveis”, afirmou o vereador, terminando por convidar todas as crianças para a preparação de receitas saudáveis, à base de frutas e vegetais, com ajuda dos chefes. 

Seguiu-se a atividade onde todos participaram cabendo aos mais pequenos a estreia do novo espaço de cozinha e aos mais crescidos a banca do mercado destinada ao projeto. 

Mais notícias sobre:
Educação