Cultura e Lazer

José Avillez recebe “Óscar” da Gastronomia nos Paços do Concelho

23, Abril 2018
Galardoado com duas estrelas Michelin, o chef José Avillez recebeu hoje, dia 23 de abril, de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Grand Prix de l’Art de La Cuisine.O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa agradeceu a José Avillez, em nome da cidade, por " fazer da gastronomia uma forma de afirmação de Lisboa no mundo".
  • José Avillez recebe “Óscar” da Gastronomia nos Paços do Concelho
    José Avillez recebe “Óscar” da Gastronomia nos Paços do Concelho

José Avillez é o primeiro português a receber este prémio, atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia desde 1990.

Numa cerimónia que teve lugar nos Paços do Concelho, Fernando Medina falou no processo de transformação que Lisboa tem vindo a sofrer na ultima década, passando da "capital de um pequeno país para uma cidade aberta ao mundo, cosmopolita e com orgulho de si própria. A cidade fez esse percurso porque o José Avillez fez esse caminho com a cidade."

O Presidente da Câmara de Lisboa realçou o papel da gastronomia como marca da identidade da capital agradecendo ainda a José Avillez o contribuo que tem dado , com o seu trabalho, para a afirmação da cidade no mundo.

Em fevereiro, quando foi divulgada a atribuição do prémio, considerado o Óscar da gastronomia, o executivo da Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação, em que considerou tratar-se do “justo reconhecimento de uma carreira notável”. 

A autarquia salientou ainda “o rigor, a técnica e a consistência” da arte de José Avillez, fixado em Lisboa desde 2008, “um dos mais importantes agentes culturais portugueses cujo exemplo impulsiona crescentemente uma nova geração de cozinheiros”. 

José Avillez, que se considera um “apaixonado por Lisboa” agradeceu à Câmara Municipal de Lisboa por ter acolhido a cerimónia mas acima de tudo à sua equipa e aos chefs portugueses pelo trabalho que "têm vindo a fazer pela gastronomia nacional".

Este não é o primeiro prémio de José Avillez, em 2005, recebeu o seu primeiro grande prémio internacional com a distinção Chef d"Avenir (Chef do Futuro).

13 anos depois e já com duas estrelas Michelin no currículo a mesma organização, sediada em Paris, decidiu atribuir-lhe o galardão máximo.

Um galardão que coloca José Avillez a par de lendas das gastronomia internacional com Alain Ducasse, Joel Robuchon, Thomas Keller, Pierre Gagnaire, Heston Blumenthal, Joan Roca, Grant Achatz, Massimo Bottura, entre outros.

A Academia Internacional de Gastronomia é uma organização que reúne cerca de 30 países, de todos os continentes, com o objetivo promover as cozinhas nacionais e regionais e a sua herança cultural, sem deixar de valorizar a cozinha contemporânea e a criatividade. 

Todos os anos, Anualmente, atribui quatro grandes prémios - Arte da Cozinha, Cultura Gastronómica, Ciência da Alimentação e Arte da Sala - com "o objetivo de recompensar o trabalho das personalidades e instituições mais relevantes no mundo da gastronomia".

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer