Cultura e Lazer, Visitar

José Cardoso Pires homenageado nas bibliotecas municipais

08, Novembro 2018
Vinte anos após a sua morte, a Câmara Municipal de Lisboa presta homenagem ao escritor José Cardoso Pires, com um vasto programa que se prolonga até ao final do ano, nas bibliotecas municipais do Palácio Galveias, Camões, e Hemeroteca.
  • José Cardoso Pires homenageado nas bibliotecas municipais
    José Cardoso Pires homenageado nas bibliotecas municipais
  • Catarina Vaz Pinto e Eduardo Gageiro na homenagem a José Cardoso Pires
    Catarina Vaz Pinto e Eduardo Gageiro na homenagem a José Cardoso Pires
  • José Cardoso Pires homenageado nas bibliotecas municipais
    José Cardoso Pires homenageado nas bibliotecas municipais

O programa abriu esta tarde no Palácio Galveias, com a exposição de fotografia de Eduardo Gageiro, "fotógrafo oficioso do autor ao longo de várias décadas". A iniciativa, disse Catarina Vaz Pinto, espelha a missão das Bibliotecas de Lisboa.

Em conversa com Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura, o fotógrafo lembrou o início da sua vida profissional. "O primeiro livro que eu fiz foi com a ajuda do Cardoso Pires", revelou. "Ele ensinou-me o que devia ser um livro de fotografia (...) seria como uma partitura musical ou um filme, tinha que ter ritmo".

"Uma das coisas que ele me ensinou logo, é que os livros não devem ter todas as páginas com fotografias, deve haver pausas, deve haver um texto ou um pensamento para as pessoas respirarem". Isso dá muito trabalho, admitiu, bem disposto, Gageiro.

A partir de 17 de novembro, o Palácio Galveias recebe as conversas de nomes como Alice Vieira e Rogério Rodrigues, que conviveram com o escritor, Ruy de Carvalho, Rui Mendes e Luís Alberto, atores que participaram na encenação de O Render dos Heróis em 1965, ou João Guerra, Diogo Dória e João Melo, que vão falar da adaptação cinematográfica de Os Caminheiros.

O programa inclui ainda itinerários literários no bairro de Alvalade, onde viveu, e o lançamento do Dossier Digital José Cardoso Pires, que “pretende tornar-se uma referência para futuros estudos sobre o autor”.

Consulte o programa completo aqui

Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Visitar