Arroios, Investir

Jovens criadores dão asas à imaginação

08, Julho 2016
  • Jovens criadores
    Jovens criadores

A Câmara Municipal de Lisboa disponibilizou a jovens, com interesse por territórios tecnológicos emergentes, a oportunidade de concluírem um exercício prático de interação entre arte, ciência e tecnologia.

O vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, esteve presente no dia 8 de julho no encerramento da Young Creators 2016, um projeto da FabLab Lisboa que decorreu no Mercado do Forno do Tijolo e que contou com a presença da presidente da junta de freguesia de Arroios, Margarida Martins, e de vários representantes das empresas promotoras do evento.

Este programa, que decorreu entre os dia 4 e 8 de julho, teve como principal objetivo proporcionar uma experiência única a jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, com motivação para criar, desenhar e construir um objeto, assim como todos os seus componentes eletrónicos e programá-lo.

Cerca de uma centena de jovens, acompanhados por formadores portugueses de referência em áreas de alta empregabilidade, tiveram a oportunidade, através deste projeto - Young Creators de obter uma primeira abordagem a uma área que irá necessitar de 100 mil postos de trabalho em 2020. O programa foi de formação intensiva em áreas do conhecimento, como a fabricação digital, a impressão 3D e a robótica e não exigiu conhecimentos mínimos anteriores à formação.

Este projeto inovador é da responsabilidade da CML e da FabLab Lisboa em coorganização com o Pavilhão do Conhecimento | Ciência Viva, e Bright Pixel Patrocínio. Contou, ainda, com os apoios da 3M, da junta de Freguesia de Arroios, Blocks, Create3D Filaments, Think3D, Artica.cc.

Para Duarte Cordeiro “esta é uma iniciativa a repetir no próximo ano e que poderá ser alargada às escolas e mesmo a todo o país”. Mostrando-se orgulhoso e entusiasmado com o resultado dos trabalhos expostos, agradeceu a todos os presentes o empenho e, em particular, aos jovens criativos: “Vocês são os embaixadores desta iniciativa, passem a palavra. Queremos continuar a fazer mais, porque apostamos em vós como novos criadores.”

Array
Mais notícias sobre:
Arroios, Investir