Lançamento do livro “O Ambiente nas nossas mãos – 20 ideias, muitos gestos!”

Fevereiro 21, 2013
Array

Decorreu, dia 21 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação  do livro “O Ambiente nas nossas mãos – 20 ideias, muitos gestos!”, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova (Agência Municipal de Energia – Ambiente de Lisboa).

A obra “pretende incentivar os mais jovens a descobrir Lisboa, a conhecer a sua biodiversidade, a desenvolver o interesse pela participação na vida coletiva da nossa cidade, elementos indissociáveis de uma educação para a sustentabilidade”, explica Maria Santos, uma das autoras.

O livro da autoria de Inês Metelo (CML), Maria Santos (Lisboa E-Nova) e Verónica Bogalho, com ilustrações de Maria Freitas Sacramento, teve a particularidade de ser “revisto” por jovens “consultores” com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos. Esta obra está  também disponível para descarregar da internet a partir dos sites oficiais da CML e da Lisboa E-Nova, com distribuição gratuita nas escolas e bibliotecas escolares. 

O espetáculo da Orquestra Geração, da Escola EB1 Alexandre Herculano ( Ajuda), fez as honras de abertura da cerimónia, a que se seguiu a apresentação da obra, onde estiveram presentes os vereadores da Educação e do Ambiente, Manuel Brito e José Sá Fernandes respetivamente, todos os que colaboraram no projeto bem como um grupo de alunos da Escola do Bairro Alto.

O vereador da Educação fez questão de sublinhar o projeto da Orquestra Geração e do sucesso que tem tido em Lisboa. “Descobrem-se talentos com este projeto, alguns dos meninos, ao fim de três anos já foram para o Conservatório Nacional”, explica. Manuel Brito felicitou todos os que fizeram parte da execução do livro e quis ressalvar a importância da temática da obra. “Temos uma grande responsabilidade, que é o legado para as gerações futuras, acho que finalmente se está a ter consciência para este problema e a Câmara de Lisboa e os seus de departamentos e agências, estamos preocupados com isso e utilizamos talvez o veiculo essencial que são as crianças e os jovens da nossa cidade”. 

José Sá Fernandes animou a sala contando algumas histórias da sua infância, a partir de um pequeno diário que “descobriu” da altura dos seus 9 anos, onde explicava pelas suas palavras os passeios que fazia pelas ruas de Lisboa, os locais que mais gostava, as perguntas que tinha sobre esses mesmos locais, que “hoje poderão ser respondidas neste livro”, diz o vereador.

A obra, “O Ambiente nas nossas mãos – 20 ideias, muitos gestos!” com prefácio do presidente da autarquia de Lisboa, António Costa, tem um caracter pedagógico, de cariz ambiental, tendo como quadro de referência o contexto urbano de Lisboa, as temáticas ambientais energéticas e os valores da cidadania ativa.



Últimas notícias

Dez 17, 2014

Carlos do Carmo, Personalidade do Ano

Carlos do Carmo foi eleito a Personalidade do Ano 2014 pela Associação de Imprensa Estrangeira... saber mais...

Dez 16, 2014

Joana Vasconcelos apresenta obra inédita para os 450 anos...

A artista plástica Joana Vasconcelos apresentou, no dia 16 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara... saber mais...