Cultura e Lazer

Letters to the Mayor

08, Outubro 2016
Falam do turismo, das obras, dos jardins, dos monumentos… São mais de quarenta cartas oriundas de vários pontos do mundo que dirigem ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa saudações ou criticas, muitas sugerindo projetos e apresentando ideias. A mostra está patente nos Paços do Concelho até 30 de novembro e decorre no âmbito da Trienal de Arquitetura.

Mais de quarenta cartas, oriundas de vários pontos do mundo, foram enviadas ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Trienal de Arquitetura que decorre desde 5 de outubro, e estão agora expostas nos Paços do Concelho. “Letters to the Maior” é uma mostra única e diferente, que foi inaugurada em 8 de outubro com a participação da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto. 

Turismo, hotéis, hotéis, arruamentos, jardins, calçada… de tudo um pouco há nas missivas a Fernando Medina, umas tecendo loas, outras em tons mais crítico, muitas delas com sugestões e ideias para a cidade, todas expostas para que conste e o presidente da autarquia leia. E lerá, afirma Catarina Vaz Pinto, que saúda a iniciativa. 

“Uma iniciativa diferente que alia a vertente artística à da cidadania”, diz a vereadora, frisando que é importante o conteúdo “mais reivindicativo e temos todo o gosto que o façam.” Expô-las é um ato de coragem e “a democracia faz-se disso”, diz, pois “os eleitos políticos estão a servir a vontade dos seus munícipes e é preciso que tenhamos fóruns de discussão para permitir que as nossas políticas sejam avaliadas. Temos as reuniões públicas e as descentralizadas e esta é uma forma original”. 

Uma iniciativa que o curador da exposição, Ivo Poças Martins, beber no conceito da Storefront for Art and Architecture, uma das instituições experimentais mais icónicas e inovadoras do mundo com espaço em Nova Iorque. Mas diferente, sublinha Ivo Martins, pois é a primeira vez que este tipo de cartas são dirigidas apenas a um presidente… e são expostas nos Paços do Concelho. 

 “A um ano das eleições municipais, a abertura da Câmara Municipal de Lisboa a esta iniciativa pode já ser interpretada como uma forma de resposta”, lê-se na apresentação da mostra que pode ser visitada na galeria dos Paços do Concelho até 30 de novembro, todos os dias úteis entre as 10h00 e as 18h00. 

Após a inauguração seguiu-se um debate informal entre Patrícia Robalo, Pedro Pitarch e Ivo Poças Martins. 

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer