Educação, Município

“Lisboa à Letra” lança jovens escritores

13, Abril 2018
São sete os jovens que agora vêm os seus trabalhos publicados em livro, os vencedores foram anunciados numa sessão que contou com o vereador Ricardo Robles.

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Ricardo Robles, entregou, no dia 13 de abril, os prémios da 8.ª edição do concurso literário “ Lisboa à Letra”, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. São sete os vencedores que recebem, como prémio, os seus trabalhos publicados em livro.

Ricardo Robles salientou a importância da leitura, agradecendo o envolvimento de todos os que tornaram possível este projeto, nomeadamente, júris, escolas, bibliotecas, Escola Secundária Camões, na presença do seu diretor João Jaime. "Teremos muitos lisboetas a ler Lisboa com pronúncia do norte, como hoje aconteceu com alguns dos premiados”, disse.

“Lisboa à Letra” é uma iniciativa promovida pela autarquia, em parceria com a Direção- Geral do Livro, dos arquivos e das bibliotecas e escolas secundárias e Rede de Bibliotecas Escolares, destinada a jovens, em duas categorias: dos 15 aos 22 anos e dos 23 aos 30 anos de idade. Tem como principal objetivo promover as literacias, incentivar os jovens à leitura e à escrita criativa, bem como fomentar, registar e divulgar diferentes vivências sobre a cidade Lisboa.

Os jovens vencedores que se destacaram entre 80 candidatos, entregaram os seus textos na forma de prosa ou poesia e veem agora os seus trabalhos publicados em livro. Esta coletânea contou com a colaboração da Imprensa Municipal, nomeadamente na sua impressão e conceção gráfica e, ainda, com ilustrações de estudantes da área das Artes, da Escola Secundária Camões.

O Padrão dos Descobrimentos é a capa deste livro e para Paula Albuquerque que assumiu o design gráfico da obra “ trata-se de uma imagem de marca de Lisboa e que lança o desafio a novas descobertas, como as destes jovens”, referiu. 

Nesta publicação que agora se torna pública, apresentam-se os trabalhos premiados de Fábio Silva, Ricardo Dias, Daniela Gonçalves e Mariana Martinho, que foram distinguidos com os 1.º, 2.º, 3.º prémios e Menção Honrosa, na categoria dos 15 aos 22 anos, bem como, do José Borges, Hugo Leite e David Erlich, que na categoria dos 23 aos 30 ano, receberam os 1.º e 2.º prémios e Menção Honrosa.

Os livros serão distribuídos pela Rede de Bibliotecas.

Mais notícias sobre:
Educação, Município