Comercio

Lisboa à Prova 2015. E os vencedores são…

18, Janeiro 2016
Já são conhecidos os melhores restaurantes de 2015, premiados do Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico. Após 6 meses de visitas e avaliações foram entregues no dia 18 de janeiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os troféus de 1 Garfo, 2 Garfos e 3 Garfos.

Foram 126 os restaurantes premiados, avaliados pela sua cozinha, pelo serviço, pelo ambiente e pela relação qualidade/preço, num total de cerca de 700 provas anónimas, realizadas entre Junho e Novembro de 2015.

A entrega dos prémios, com casa cheia, teve por anfitrião o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e contou também com a presença do Presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Mário Pereira Gonçalves e do Director-Geral do Turismo de Lisboa, Vítor Costa.

Para Fernando Medina o concurso tem contribuído para melhorar a qualidade do turismo na cidade, hoje com "mais e melhor oferta" ao nível da restauração. 

"Este concurso coloca a gastronomia num patamar mais elevado e mais exigente", capaz de apoiar o desenvolvimento turístico da cidade, diz. Mas em Lisboa "o turismo não é uma moda", adianta o edil, que considera tratar-se de algo que veio para ficar. "Assim saibamos agarrar com as duas mãos e aproveitar o momento que a cidade vive", frisa.  

O Lisboa à Prova, tem como principal objetivo a requalificação e dinamização do sector da restauração de Lisboa, importante para a economia e o turismo da capital valorizando-a como uma região gastronómica de referência, tanto para os turistas, como para os próprios lisboetas.

Os Premiados

Na edição de 2015 foram premiados mais 11 restaurantes que no ano anterior, registando-se também um acréscimo 25% no numero de inscrições relativamente a 2014.

O número de premiados com 1 garfo também subiu: 90 restaurantes obtiveram o prémio de “1 Garfo”. Por sua vez, 29 restaurantes alcançaram o prémio de “2 Garfos” e 7 restaurantes ganharam o galardão máximo de “3 Garfos”. 

Agora que são conhecidos os restaurantes premiados da edição de 2015, vão começar as ações de promoção para esses vencedores. Para além de passatempos com os restaurantes, da Mostra dos Premiados, um evento destinado ao grande público, e do Lisboa à Prova com Arte, o Lisboa à Prova associa-se, em 2016, a diversas iniciativas no âmbito da música, do cinema, das artes e da arquitetura, uma novidade no calendário de eventos do Concurso.

O Lisboa à Prova é um concurso promovido pelo Município de Lisboa, em colaboração com a AHRESP-Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a Associação de Turismo de Lisboa.

Conheça aqui a lista de premiados da edição de 2015

Array
Mais notícias sobre:
Comercio