Comercio, Município

Lisboa à Prova 2017: os melhores garfos da cidade

08, Fevereiro 2018
Foram hoje revelados os melhores restaurantes de Lisboa em 2017.A 11ª edição do Concurso Lisboa à Prova teve um total de 126 restaurantes premiados com 1, 2 e 3 Garfos.

Na cerimónia de entrega dos troféus do Concurso Lisboa à Prova 2017, Fernando Medina agradeceu a todos "os que contribuíram para que Lisboa fosse a cidade que é hoje". Não seriamos capazes de ganhar o Prémio de Melhor Destino Turístico do Mundo se não fosse o vosso trabalho, sublinhou Fernando Medina.

Nesta edição, o número de premiados com 1 Garfo aumentou e foram em menor número os restaurantes que alcançaram as duas outras distinções. 92 restaurantes obtiveram o prémio de “1 Garfo”, 26 o de “2 Garfos” e oito o de “3 Garfos”. 

Cidade de referência

Numa cerimónia que, como habitualmente, lotou o Salão Nobre dos Paços do Concelho, Fernando Medina destacou o contributo do setor da restauração para o crescimento da economia e do emprego da cidade e para fazer de Lisboa a "cidade de referência mundial que é hoje".

Num discurso marcado pelo agradecimento da capital a todos os que "com a sua paixão, o seu empenho e o seu trabalho" dão expressão a uma das marcas identitárias da cultura portuguesa, a gastronomia, o presidente da CML deixou uma palavra de incentivo e de coragem para o futuro e para que continuem com a capacidade de inovar. 

"Um concurso para grandes e pequenos, dos grandes hotéis às pequenas tascas", diz vice- presidente da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Júlio Fernandes, para quem o Lisboa à Prova ultrapassou todas as expectativas.

Guia em app

As distinções de 1 Garfo, 2 Garfos e 3 Garfos hoje entregues, são o culminar de vários meses de visitas e avaliações aos restaurantes inscritos. Os restaurantes inscrevem-se nas categorias de Cozinha Tradicional Portuguesa, Cozinha do Mundo e Cozinha Contemporânea, e têm como critérios base de avaliação a cozinha, o serviço, o ambiente e a relação qualidade/preço. 

A novidade na atribuição de prémios da edição de 2017 é o restaurante River Lounge, que participou pela primeira vez no concurso e atingiu o escalão máximo, 3 Garfos. 

O “Guia Lisboa à Prova” é outra das novidades, disponibilizado gratuitamente em app para smartphones android e ios. Nesta aplicação o utilizador tem acesso a todos os restaurantes premiados no concurso através de geo-localização, pesquisa por nome ou especialidade, e diversos filtros e opções desejadas. 

O «Lisboa à Prova» é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, com o objetivo de valorizar o setor da restauração, promover a gastronomia lisboeta enquanto fator de atração turística da cidade e estimular o setor da restauração para um constante aumento da qualidade dos serviços prestados.

Conheça aqui todos os restaurantes premiados

Array
Mais notícias sobre:
Comercio, Município