Comercio, Município

Lisboa à Prova 2018: os melhores garfos da capital

10, Janeiro 2019
Os melhores restaurantes de 2018 foram hoje revelados. A 12ª edição do Concurso gastronómico Lisboa à Prova teve um total recorde de 150 restaurantes premiados com 1, 2 e 3 Garfos.

Depois de em 2018 Lisboa ter conquistado, pela primeira vez, o galardão de “Melhor Cidade Destino do Mundo” e ter voltado a vencer o prémio de “Melhor Destino de City Break, nos Word Travel Awards, Fernando Medina começou por agradecer "todo o trabalho que têm feito pela cidade".

Os mais recentes números apontam que o setor do turismo e da restauração foi responsável pela criação de riqueza direta e indireta na região de Lisboa na ordem dos 13 mil milhões de euros, sendo a capital responsável por 10 mil milhões.

Na cerimónia de entrega dos troféus do Concurso Lisboa à Prova 2018, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa reafirmou o compromisso em "fazer tudo o que está ao nosso alcance para manter esta trajetória positiva, foi por isso que nos batemos tanto pela questão do aeroporto. É uma decisão que nos toca a todos e em conjunto conseguimos levar a cidade mais longe", concluiu.

Esta edição registou o maior número de inscrições de sempre e também o maior número de premiados. 

108 restaurantes obtiveram o prémio de “1 Garfo”, 36 restaurantes o de “2 Garfos” e 6 restaurantes o de “3 Garfos”. Foram cerca de 36 os restaurantes que participaram pela primeira vez no concurso e se classificaram como premiados, exemplo disso mesmo é o EPUR, que atingiu diretamente o escalão máximo, 3 Garfos. 

Mais de 700 visitas

Os prémios de 1, 2  e 3 Garfos, são o culminar de vários meses de visitas e avaliações aos restaurantes inscritos, que perfazem um total de cerca de 700 visitas realizadas por um júri selecionado. Os restaurantes inscreveram-se nas categorias de Cozinha Tradicional Portuguesa, Cozinha do Mundo e Cozinha Contemporânea, e têm como critérios base de avaliação a cozinha, o serviço, o ambiente e a relação qualidade/preço.

O «Lisboa à Prova» é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Turismo de Lisboa, com o objetivo de valorizar o setor da restauração, promover a gastronomia lisboeta enquanto fator de atração turística da cidade e estimular o setor da restauração para um constante aumento da qualidade dos serviços prestados.

Conheça aqui todos os restaurantes premiados

Mais notícias sobre:
Comercio, Município