'Lisboa à Prova' já tem finalistas

Fevereiro 20, 2013
  • Lisboa à Prova 2012
    Lisboa à Prova 2012
Array

Os restaurantes finalistas da edição de 2012 do concurso gastronómico ‘Lisboa à Prova’ foram revelados no dia 20 de fevereiro, nos Paços do Concelho, pelo secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa, Laplaine Guimarães. A atribuição dos prémios será realizada na Mostra dos Premiados, evento a ocorrer no fim de semana de 23 e 24 de Março.

A lista revelada engloba os 76 restaurantes que passam à fase finalista onde irão disputar a classificação de um, dois e três “GARFOS”, o que quer dizer que todos eles estão já premiados com pelo menos um “GARFO”.

Para Laplaine Guimarães, este concurso é “um evento fundamental para uma atividade chave em termos turísticos e de promoção da cidade de Lisboa: a gastronomia”. O secretário geral da autarquia deixou ainda uma palavra de apreço ao sector da restauração pela “resposta positiva” de todos os restaurantes participantes, mesmo num cenário de crise económica como o que o país atravessa.

Presentes na cerimónia estiveram também representantes da AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e da ATL – Turismo de Lisboa, parceiros institucionais do Concurso.

Os resultados finais serão divulgados no próximo mês de Março na ‘Mostra dos Premiados’, evento de celebração destinado ao grande público.

Desde 2006, o Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico já atribuiu 296 prémios a 184 restaurantes (com 60 premiados em 2006, 73 em 2009, 77 em 2010 e 86 em 2011) num total de 625 inscrições. Em cada edição, são realizadas mais de 700 provas de avaliação. A percentagem de restaurantes premiados tem vindo a aumentar todos os anos, num claro reflexo da melhoria de qualidade que se tem vindo a operar no sector da restauração lisboeta.

Os restaurantes na primeira fase são submetidos a pelo menos três visitas de avaliação realizadas por um júri anónimo que só se identifica no final da refeição. A pontuação alcançada nas várias áreas (Cozinha - 60% + serviço – 20% + ambiente -10% + relação preço /qualidade - 10%) avaliadas determina a passagem do restaurante à fase seguinte, apurando-se depois os premiados com 1, 2 e 3 Garfos que serão conhecidos em Março.

Este ano, para além dos habituais “Garfos”, a Sagres Bohemia, patrocinadora do evento, destacará com um prémio prestígio todos os premiados com três “Garfos”.  

À semelhança das edições passadas e conhecidos os finalistas do Lisboa à Prova 2012, dá-se início a mais uma temporada de iniciativas de apresentação e promoção dos restaurantes: o Roteiro Gastronómico Lisboa à Prova (desdobrável distribuído gratuitamente por Lisboa) que sairá brevemente, a “Mostra dos Premiados” (a habitual degustação para o grande público) que irá decorrer em Março de 2013, o “Lisboa à Prova com Arte” (inaugurações em galerias e museus de arte contemporânea), vários passatempos destinados ao grande público, bem como outras iniciativas paralelas.


Sobre o Lisboa à Prova

Referência para o turismo e o sector da restauração de Lisboa, o «Lisboa à Prova – Concurso Gastronómico» é um projeto estratégico para a cidade de Lisboa promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Sagres Bohemia, patrocinador oficial do Concurso. É organizado pela consultora de comunicação ÚNICA e conta ainda com os parceiros institucionais Turismo de Lisboa e AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. Sendo dirigido aos estabelecimentos de restauração da cidade de Lisboa tem por objetivos: Valorizar o sector da restauração; Promover a Gastronomia lisboeta enquanto fator de atração turística da Cidade; Estimular o sector da restauração para um constante aumento da qualidade dos serviços prestados.

Listagem de 76 Finalistas do Lisboa à Prova 2012:
 
 
1640 RESTAURAÇÃO
2 À ESQUINA, IGUARIAS E PETISCOS
5 OCEANOS
A TAPADINHA - COZINHA RUSSA
A TRAVESSA
A TRAVESSA DO FADO
ADEGA DA TIA MATILDE
ADEGA VICTOR HORTA
ARCAZ VELHO-TAPAS WINE BAR
AURA LOUNGE CAFÉ
AVENUE
AVIZ
BATA PRETA
BELCANTO
BORDALO PINHEIRO – HOTEL RADISSON BLU
CAFÉ IN
CAN THE CAN
CANTINA DA ESTRELA
CANTINHO DO AVILLEZ
CHÃO DE PEDRA
CLUB I
COME PRIMA
DELÍCIAS DE GOA
ELEVEN
FAZ FIGURA
FAZ GOSTOS BY DUVAL PESTANA
FEITORIA
FLORES
GRELHA DOM FEIJÃO
GRELHADOS DE ALCÂNTARA
GRILL D. FERNANDO
GUARDA-MOR
HORTA DOS BRUNOS
JOCKEY
LA PAPARRUCHA
LISBOA À NOITE
LISBOA ATREVIDA
MENSAGEM
MoMo
MUNDO DO ORIENTE
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO CAFÉ
O ARADO
OITO DEZOITO
OPEN BRASSERIE MEDITERRÂNICA
OS TIBETANOS
PANORAMA
PASSAGE TO INDIA
Psi
RESTAURANTE CARNALENTEJANA
RESTAURANTE LAPA - HOTEL OLISSIPPO LAPA PALACE
RESTAURANTE LAURENTINA
ROSSIO RESTAURANTE BAR TERRAÇO
SACRAMENTO DO CHIADO
SALDANHA MAR
SALSA & COENTROS
SENHOR PEIXE
SESSENTA
SOLAR DOS LEITÕES
SOLAR DOS NUNES
SOLAR DOS PRESUNTOS
SUPERCALIFRAGILISTIC
TABERNA MODERNA
TABERNA TOSCA
TAMARIND
TASCA DA ESQUINA
TASCA DO LEANDRO
TAVARES
TENTAÇÕES DE GOA
THE BAR
THE DECADENTE
VALLE-FLÔR
VARANDA – HOTEL RITZ
VERDE GAIO
VIVA LISBOA
ZÉ VARUNCA
ZINA FOOD & WINE


Sítio Oficial - www.lisboaaprova.pt

Facebook - http://facebook.com/lisboaaprova



Últimas notícias

Out 19, 2014

Final da Model Tour no Torreão Poente

O Torreão Poente da Praça do Comércio acolheu em 19 de outubro a final do Model Tour Portugal... saber mais...

Out 17, 2014

Dia das Nações Unidas em Lisboa

Comemora-se em 24 de outubro o Dia das Nações Unidas, data que assinala a entrada em vigor da Carta... saber mais...