Investir, Município

Lisboa adere ao Smart City da TM Fórum

29, Janeiro 2016

Lisboa adere ao Smart City da TM Fórum

A cidade de Lisboa tem vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, um conjunto de projetos e iniciativas que ambicionam fazer dela uma referência internacional na área das Cidades Inteligentes, entendidas como pontos de convergência de inovação aberta e de novos modelos e soluções tecnológicas.

A TM Fórum, Associação Internacional para o desenvolvimento da economia digital, lançou o seu Smart Citiy Forum que conjuga os principais atores quer ao nível da tecnologia, como também ao nível das cidades, numa escala global. O objetivo é facilitar a colaboração, num modelo de inovação aberta, que visa assegurar a sustentabilidade e a prosperidade das cidades.

Assim, Lisboa decidiu aderir a esta importante iniciativa, tendo sido convidada a fazer parte do conjunto restrito de cidades fundadoras deste Smart Citiy Forum onde se incluem cidades como Los Angeles, Nova Iorque, Toronto, Dublin, Bristol, Atlanta e Vancouver.

Neste âmbito, realiza-se em Cascais (Hotel Cascais Miragem), entre os dias 1 e 5 de fevereiro, o TM Forum Action Week, uma verdadeira Hackathon Colaborativa.

Os participantes terão acesso à plataforma “Open Eco System”, disponibilizada pelos parceiros da TM Fórum, onde a cidade de Lisboa disponibilizará um conjunto de dados abertos da cidade, desafiando os participantes a conceberem novos e inovadores serviços tecnológicos, criadores de valor para as cidades.

O vereador Jorge Máximo, responsável pelo pelouro das tecnologias de informação no Município de Lisboa, marcará presença na abertura do fórum, agendada para dia 1 de fevereiro, às 10h, no Hotel Cascais Miragem (Av. Marginal nº 8554, Cascais).

 

Mais notícias sobre:
Investir, Município