Investir, Mobilidade, Mobilidade [SEM]

Lisboa amiga das Bicicletas

18, Setembro 2015
  • Lisboa amiga das Bicicletas
    Lisboa amiga das Bicicletas

A partir do dia 18 de setembro as escadas de Lisboa vão ser mais amigas das bicicletas. Trata-se da concretização de um projeto vencedor do Orçamento Participativo 2013/2014 da cidade e que prevê a implementação de calhas metálicas em 32 escadas por toda a cidade: 27 em 2015 e as restantes cinco no próximo ano, sempre com o objetivo de promover os modos suaves/ativos de mobilidade e a promoção do uso da bicicleta em particular.

Graça Fonseca, vereadora da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, esteve na inauguração deste equipamento nas escadarias da Travessa Portuguesa, as primeiras a na cidade a tornarem-se “amigas das bicicletas”.  Acompanhada pelo Vereador da Estrutura Verde e Energia, José Sá Fernandes e de Paula Parques, da Habitação Social e Desenvolvimento local, a autarca mostrava-se satisfeita com concretização de mais um projeto OP.

Para a vereadora, que já usou e recomenda a utilização das “escadas amigas das bicicletas”, esta é mais uma facilidade na cidade com a vantagem “ de ser amiga de quem anda de bicicleta e ao mesmo tempo não constitui mais uma barreira na para as pessoas com mobilidade reduzida”. As próximas três serão na freguesia de Arroios.

A vereadora aproveitou para apelar ao voto no Orçamento Participativo esperando que no próximo ano surjam mais “mais projetos como este”.


A minha bicicleta já tem parque” - Bike Park gratuito na Calçada do Combro

E no mesmo dia em que a cidade via nascer as escadas amigas das bicicletas, no silo automóvel da Calçada do Combro era inaugurado o primeiro estacionamento gratuito para bicicletas. São doze lugares no piso térreo para usufruto de moradores e visitantes.

Mais uma medida que procura incentivar o uso deste meio de transporte e que foi bem acolhida pela junta da Misericórdia, uma “solução feliz e bem no centro da freguesia”, concluiu Carla Madeira, presidente da freguesia.

Segundo a EMEL - Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa está previsto o alargamento do estacionamento gratuito para bicicletas a outros parques da cidade.

Array
Mais notícias sobre:
Investir, Mobilidade, Mobilidade [SEM]