Intervenção social, Município

Lisboa aposta na prevenção no Dia Internacional da Luta Contra a Sida

01, Dezembro 2015
O CheckpointLX vai reabrir portas para apoiar a prevenção VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis junto de homens que têm sexo com outros homens. Uma realidade materializada pelo apoio financeiro da Câmara Municipal de Lisboa.

No dia Internacional da Luta Contra a Sida, 1 de dezembro, o vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, João Afonso, assinou na sede do GAT- Grupo Ativistas em Tratamento (Travessa Monte do Carmo n.º 2, ao Príncipe Real), um protocolo de ajuda financeira que permite a reabertura do CheckpointLX, encerrado desde julho por falta de verbas.

CheckpointLX é um centro de base comunitária do GAT, dirigido aos homens que têm sexo com homens, para o rastreio rápido, anónimo, confidencial e gratuito do VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis, aconselhamento e referenciação aos cuidados de saúde.

O presidente do GAT, Luís Mendão agradeceu o apoio inequívoco da autarquia para a continuidade do projeto e afirmou que este pode desempenhar um papel importante no despiste e controle de epidemias na cidade. O serviço funcionou durante cerca de três anos e permitiu “fazer o rastreio a mais de mil homens, tratar mais de três mil infeções e identificar 50 jovens em risco de cancro”, salientou.

Com a aprovação de um financiamento superior a 34 300 euros, através do Fundo de Emergência Social da autarquia, foi retomado o suporte  orçamental que permite a viabilidade das consultas durante um ano.”

Salientando o papel da CheckpointLX na vida da cidade, João Afonso referiu que “foi um choque” a notícia do seu encerramento. “Todos sabemos que a saúde não é da competência das autarquias, mas as autarquias têm também um papel nessa estratégia, nos cuidados primários e na prevenção que são prioritários para a liberdade e felicidade dos cidadãos”, disse, concluindo que “assinalar este dia é dizer que este dia é também de todos os lisboetas”. 

www.checkpointlx.com

Array
Mais notícias sobre:
Intervenção social, Município